ICEPi desenvolve jogo educativo para o enfrentamento à dengue

17/11/2023 17h09 - Atualizado em 20/11/2023 09h34

O Caça Dengue traz de forma lúdica e educativa os cuidados necessários à prevenção da doença e ao combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O jogo, desenvolvido pela Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), apresenta os conceitos básicos da doença, os sintomas e a importância de eliminar os focos do mosquito.

O Dia Nacional de Combate à Dengue, acontece sempre no penúltimo sábado de novembro. E a data é uma boa oportunidade para baixar e conhecer o jogo educativo Caça Dengue, que já está disponível.

Na jornada de combate ao Aedes aegypti, o jogador recebe dicas e informações úteis sobre como prevenir a dengue, como identificar focos do mosquito e como agir em caso de sintomas da doença.

O Caça Dengue é composto por mini-jogos, como “Jogo da Memória”, “Quebra-Cabeça”, “Limpe o Parque” e “Coleta Seletiva”. Ele é gratuito e já está disponível para baixar em celulares e tablets que operam no sistema Android e também em computadores pelo site https://jogoseducativos.saude.es.gov.br/

Um dos desenvolvedores do projeto, o coordenador de Sistema de Gestão e Tecnologia Educacional do ICEPi, Denis Marchiori, explica que o público-alvo é formado por crianças, adolescentes e suas famílias, bem como agentes de saúde e educadores que desejam utilizar uma ferramenta interativa para ensinar sobre a prevenção da doença. “Os jogadores são inseridos na missão de combater a doença, caçando os mosquitos com uma raquete elétrica, por exemplo”, salienta Marchiori.

O jogo recebeu, recentemente, o certificado de Registro de Programa de Computador, pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), ou seja, foi registrado e já está com a propriedade intelectual protegida.

Os outros desenvolvedores são Eric Coutinho D’Souza, Rodolpho Messias de Almeida e Saulo Caliman Gomes, que fazem parte do Programa de Desenvolvimento de Tecnologias da Informação e Comunicação e Estímulo à Inovação Aplicadas à Saúde (PROTICSUS), do ICEPi.

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Caroline Pignaton / Mayra Scarpi / Amanda Drumond

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br