ICEPi é destaque no 16º Congresso Internacional da Rede Unida
O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) é um dos destaques do 16º Congresso Internacional da Rede Unida, que teve início nesta quarta-feira (31) e segue até o sábado (03), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, com apresentações de trabalhos e estande com demonstração dos programas e projetos do instituto.
Nesta quinta-feira (1º), o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, participa da távola com o tema “Transformando os saberes e os fazeres no cotidiano: a produção de ecossistemas de inovação nas instituições de saúde”, das 10h30 às 12 horas. A apresentação vai tratar da atuação do instituto dentro do ecossistema de inovação do Espírito Santo.
No mesmo dia, a coordenadora-geral dos Programas de Residências, Thaís Maranhão, participa da távola “Ensino técnico e tecnológico: experiências e desafios para garantir a ampliação do acesso da formação na área da saúde”.
No dia seguinte, Ribeiro está confirmado na távola “Residências em Saúde: aperfeiçoamento, especialidades e especializações, tematizando a terminalidade das residências”, que acontece das 8h30 às 10h, em que vai relatar a experiência das Residências Médicas, Multiprofissionais e Uniprofissionais do ICEPi.
Os membros do ICEPi também vão apresentar trabalhos em modalidade presencial e virtual.
Além disso, quem passar pelo congresso, vai poder visitar o estande do instituto e conhecer o aplicativo Gota de Vida e o jogo Caça-Dengue, como também informações sobre o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) e sobre os cursos de pós-graduação ofertados.
“Mais uma vez o instituto participa submetendo trabalhos e integrando a programação do Congresso da Rede Unida, o que representa uma oportunidade de dar visibilidade às transformações que a saúde pública do Espírito Santo vem alcançando. Também é um momento de aprendermos com boas práticas implementadas em outros estados e países”, explica Fabiano Ribeiro.
Apresentações de trabalhos
Pelo Provimento e Fixação de Profissionais, do Qualifica-APS, são 59 trabalhos aprovados. Alguns dos temas são a experiência do Consultório na Rua; Educação Permanente em Saúde (EPS); atuação das Equipes Multiprofissionais Ampliadas; a figura do docente-assistencial e do docente-orientador; tratamento de sífilis e outros.
As Residências em Saúde, que também fazem parte do Qualifica-APS, tiveram 15 trabalhos aprovados. São abordadas temáticas como a organização da atenção às pessoas com hipertensão e diabetes; intervenções para prevenir a obesidade; a importância das Práticas Integrativas e Complementares (Pics) para a Saúde Bucal; educação em dor e saúde e outras.
16º Congresso Internacional da Rede Unida
O tema central do congresso é “As mil e uma saúdes dos territórios: cuidados, bem viver, liberdade e democracia como atributos éticos da educação e do trabalho no SUS”. A programação conta com rodas de conversa, távolas temáticas, rodas de apresentação de trabalhos, exposições, mostras, as tendas Paulo Freire e Sinais que vêm da Rua, intervenções culturais, saraus, fóruns internacionais e Res Públicas.
Durante o evento também vai acontecer a Conferência Livre Nacional da Rede Unida "Ensinar, aprender, participar e trabalhar em face das mil e uma saúdes dos territórios: processos inclusivos, formação situada, trabalho seguro e população acolhida", no dia 1º. Essa é uma etapa que antecede a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.
O 16º Congresso Internacional da Rede Unida é realizado pela Rede Unida, pela UFSM e pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), com apoio do ICEPi e de diversas outras instituições.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br