ICEPi promove oficina sobre Lei Geral de Proteção de Dados
O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) realizou, nesta sexta-feira (27), a oficina sobre Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Um dos maiores objetivos da lei é proteger os direitos fundamentais da liberdade e privacidade, tanto para pessoas físicas e jurídicas quanto de direito público ou privado.
A legislação já está em vigor no Brasil e é um importante avanço na forma em que organizações públicas e privadas lidam com informações pessoais.
A oficina abordou diversos temas, como o Programa Estadual de Proteção de Dados e Privacidade, conceitos, princípios e a aplicação da lei na prática, realizando dinâmicas em grupos para avaliar o diferencial entre as situações relacionadas aos tipos de dados.
Outro tema abordado na oficina por Luciane Alves Marinho, coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico e Estímulo à Inovação (NUDeTI-SUS), foi a importância do uso e as possibilidades das ferramentas oficiais de comunicação da Secretaria da Saúde (Sesa), como o webmail e o e-Docs.
A organizadora da oficina e coordenadora de Patentes e Propriedade Intelectual no Sistema Único de Saúde, Lorhana Ferreira Silva, explica a importância de informar sobre o tema, que ainda gera algumas dúvidas em diversas pessoas.
"Entender como a Lei Geral de Proteção de Dados impacta nossas atividades cotidianas é essencial para que se estabeleça processos corretos de tratamento, armazenamento e compartilhamento, visando à segurança e à transparência no tratamento de dados no setor público", explicou Lorhana Ferreira Silva.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Gabriel Torobay / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br