Profissionais do Observa TB participam de seminário sobre eliminação da tuberculose
O Observatório de Tuberculose no Espírito Santo (Observa TB), projeto desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), esteve presente nos dias 08 a 09 de novembro no “Seminário sobre eliminação da Tuberculose e doenças socialmente determinadas”.
Promovido pelo Laboratório de Epidemiologia da Universidade Federal do Espírito Santo (LabEPI/Ufes), em parceria com o Observa TB, o encontro reuniu profissionais, a fim de contribuir para a expansão e a qualificação da saúde, e de discutir sobre a eliminação da Tuberculose e das doenças socialmente determinadas.
O LabEPI/Ufes integra o Observatório de Tuberculose no Espírito Santo, o Observa TB, que faz parte o Programa de Qualificação das Redes de Atenção e Vigilância em Saúde (PQRVS), do ICEPi, e tem o objetivo de realizar pesquisas e a formação de profissionais da saúde, além de criar tecnologias para o enfrentamento da tuberculose.
A abertura do seminário contou com as participações do diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro; da coordenadora do Observa TB, Carolina Sales; do coordenador-geral de Vigilância de HIV, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Artur Kalichman; e do presidente da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose, Ricardo Alexandre Arcêncio.
Também participaram do evento o chefe do Departamento de Enfermagem da Ufes, Fábio Lucio Tavares, e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Ufes, Tiago Dias Sarti. O evento contou ainda com a apresentação de relatos de pesquisa e relato de experiência em saúde coletiva, e com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), do ICEPI e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).
Observa TB no seminário sobre eliminação da tuberculose e das doenças socialmente determinadas
Na ocasião do seminário, o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, destacou a importância do evento e da atuação do Instituto na perspectiva da inovação e da pesquisa. “O ICEPi é uma estrutura da Secretaria da Saúde (Sesa) com mais de 70 projetos e de dois mil profissionais em formação. Um desses projetos é o Observa TB, que tem como ponto principal a integração entre as Redes de Atenção à Saúde e o aspecto da assistência aos pacientes. A tuberculose tem tratamento disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), mas ainda registra uma prevalência altíssima”, explicou.
A coordenadora do Observa TB, Carolina Sales, complementou ao dizer que o objetivo do projeto é transformar o Espírito Santo em uma referência nacional nos indicadores operacionais da tuberculose.
“Nós precisamos atuar nessas doenças socialmente determinadas e pensar nos usuários do SUS, por isso esse evento foi idealizado a partir da criação do Comitê Interministerial (CIEDDS), feito pelo Governo Federal, para a eliminação dessas enfermidades”, disse Carolina Sales.
No segundo dia de seminário, o coordenador do Consultório na Rua, João Ferreira, enfatizou que o projeto do ICEPi também atua no combate à tuberculose. “Esta é uma parte da atuação das equipes, que atendem nos territórios e ofertam medicação supervisionada para o tratamento das pessoas em situação de rua”, complementou.
O Consultório na Rua faz parte do Provimento e Fixação de Profissionais, que integra o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS).
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi / Amanda Drumond
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br