Projeto Integra RASB auxilia no fortalecimento da Rede de Saúde Bucal do SUS capixaba

18/07/2025 15h53 - Atualizado em 18/07/2025 16h50

Ampliar o cuidado em saúde bucal para a população capixaba é o principal objetivo do novo projeto criado pela Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). Chamado de “Formação e Integração da Rede de Atenção à Saúde Bucal”, o Integra RASB, o projeto se dará a partir de uma atuação para qualificar e apoiar a expansão regionalizada da Rede de Atenção à Saúde Bucal no Espírito Santo (RASB-ES), buscando a integração entre os níveis de atenção à saúde, a equidade no acesso aos serviços e a melhoria dos indicadores.

O ICEPi vai apoiar a implantação de novos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPDs) e Serviços de Odontologia Hospitalar, desenvolver ações de formação e educação permanente e fortalecer a regulação estadual para os serviços especializados em saúde bucal e os protocolos clínicos e linhas de cuidado no tema, em articulação com os municípios capixabas. O projeto tem duração de 12 meses, com conclusão prevista para julho de 2026.

“O Integra RASB é uma ação estratégica rumo à uma nova etapa para a saúde bucal no Espírito Santo. Vamos qualificar a assistência em todos os territórios com uma proposta de formação continuada e ações integradas, articulando gestão, educação permanente e inovação para garantir que cada usuário receba cuidado oportuno, seguro e resolutivo. Esse é um projeto que fortalece municípios, reduz desigualdades históricas e reafirma o compromisso do ICEPi com a equidade e a excelência no SUS capixaba”, afirmou o diretor-geral do ICEPi, Erico Sangiorgio.

Para a subsecretária de Estado de Atenção à Saúde, Carolina Marcondes Rezende Sanches, “O projeto irá colaborar no fortalecimento da rede por meio do aperfeiçoamento do cuidado ofertado e na implementação e organização da RASB”. Já a chefe do Núcleo Especial de Atenção Especializada (NEAE), da Sesa, Franciely Guarnier, explicou ainda que serão construídas linhas de cuidados voltadas para o câncer de boca, pacientes com necessidades especiais, fissuras labiopalatal e protocolos assistenciais.

Conheça a Rede de Atenção à Saúde Bucal no Estado do Espírito Santo

A RASB-ES foi instituída em junho deste ano, por meio da portaria Nº 061-R, para promover acesso, equidade e eficiência dos serviços de saúde bucal e organizar o conjunto de diferentes ações e serviços no Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é assegurar que todos os processos de atendimento sejam coordenados e contínuos, para que os serviços sejam eficazes, seguros e resolutivos.

A rede também busca aumentar a acessibilidade para que todas as pessoas recebam atendimentos em saúde bucal, independentemente de sua localização geográfica ou condição socioeconômica, distribuindo os serviços de forma justa.

A RASB-ES é formada por pontos da Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Especializada, Atenção Hospitalar e Atenção de Urgência e Emergência; apoio diagnóstico e terapêutico; sistema logístico e de governança. A porta de entrada para os usuários do SUS é a APS, responsável pelas ações de promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados domiciliares e vigilância em saúde bucal e pelo fluxo de encaminhamento à Atenção Especializada para os casos de maior complexidade e com priorização, conforme o grau de risco.

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Caroline Pignaton / Mayra Scarpi

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br