Residentes compartilham ações nos territórios na 1ª Mostra do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família
Cada território é único e, por isso, o olhar dos profissionais de saúde precisa estar atento para compreender as demandas daquela população. É o que tem sido feito pelos residentes em Saúde da Família do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), que atuam nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Aracruz, Colatina e Pancas.
No último dia 06 de dezembro, foram apresentados 22 trabalhos sobre as diferentes ações desenvolvidas nos cenários de prática, incluindo grupos terapêuticos, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), integração ensino-serviço, atuação multiprofissional no combate à sífilis, Programa Saúde na Escola (PSE) e outros.
O evento, realizado em Vitória, contou com a participação de residentes, tutores, preceptores, egressos da residência, representantes da Gerência de Ensino do ICEPi e de áreas técnicas da Secretaria da Saúde (Sesa) e gestores das Secretarias Municipais de Saúde de Cariacica e de Vila Velha.
“A maioria dos estados tem Programas de Residências centralizados, mas o Espírito Santo possui o diferencial de realizá-los também nas outras regiões do nosso Estado. É muito bom ver na prática o que tem sido feito nos territórios e muitos já foram modificados pela atuação dos residentes”, enfatizou a gerente de Ensino, Carolina Perez Campagnoli.
“A Residência cria vínculo com os territórios, por isso consegue mudar a realidade. A proposta desta mostra veio para dar visibilidade aos frutos que colhemos do contato dos serviços de saúde com os residentes”, explicou a coordenadora-geral dos Programas de Residências do ICEPi, Thaís Maranhão.
Conheça a residência
O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família tem por objetivo fortalecer os princípios da Atenção Básica e da Estratégia Saúde da Família (ESF) nos âmbitos estadual e municipal, a partir da formação de profissionais de saúde capazes de se comprometer e de operacionalizar as mudanças necessárias na organização do cuidado à saúde, de modo a promover uma melhoria na saúde e qualidade de vida das pessoas.
A organizadora do evento e coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Célia Márcia Birchle também comentou sobre a iniciativa: “é desafiador realizar uma residência descentralizada, mas assim os residentes conseguem vivenciar uma diversidade de cenários de prática, o que contribui para que aprendam e se comprometam para lidar com a complexidade dos serviços de saúde”.
Anualmente, são ofertadas 60 vagas em sete municípios para profissionais de saúde graduados nos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br