Residentes da Saúde realizam II Seminário de Práticas em Cuidados Paliativos Pediátricos

06/03/2023 13h34 - Atualizado em 08/03/2023 13h35

Acolhimento, empatia e compartilhamento de experiências marcaram o II Seminário de Práticas em Cuidados Paliativos Pediátricos, realizado na última segunda-feira (27), em Vitória. O evento foi organizado pela Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

O encontro teve como objetivo apresentar experiências e vivências dos profissionais que atuaram no Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória, o Infantil de Vitória, por seis meses, com o público infantojuvenil, promovendo qualidade de vida aos pacientes e familiares diante de uma doença grave que ameace a continuidade da vida.

Além de profissionais e técnicos da unidade, participaram do evento o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro; a então diretora-geral do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), Roberta Goltara; a gerente do setor de Oncologia do hospital, Tânia Bortolini; a coordenadora da Residência em Cuidados Paliativos, Manoela Libardi; e a supervisora das Residências Multiprofissionais, Giórgia Gomes.

 

“O encontro desses profissionais em formação com os profissionais do serviço de saúde produz muita potência. Eles atuam com assunto muito sensível que é a paliatividade, e na pediatria é mais desafiador. O ICEPi vem qualificando os processos pedagógico e a formação de especialistas em serviço”, apontou Fabiano Ribeiro.

O evento contou com palestras, apresentações de casos clínicos e ações realizadas pelos residentes do HINSG, como a criação de aulas temáticas. Esta ação teve como objetivo disseminar o tema de Cuidados Paliativos para outros profissionais do hospital, além de identificar e fortalecer a interação entre as áreas de atuação.

Outra atividade de destaque realizada pelos profissionais no hospital foi a implementação de “Prontuários afetivos”, em que o documento é criado junto do paciente, de forma lúdica.

“A gente entende que a construção do Prontuário Afetivo é uma das formas de humanizar e é essencial para a criação de vínculo com a família e com a criança. Com isso, conseguimos validar sentimentos, ter mais empatia, confiança e acolher a criança, trazendo parte da rotina dela para o hospital”, contou a residente em Cuidados Paliativos, Raíssa Pavesi.

 

Diferenciais na Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos

A primeira turma da Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos começou em março de 2020, com 22 especialistas formados em 2022. Atualmente, os residentes atuam em 14 cenários de prática no Espírito Santo.


“Um dos diferenciais da nossa Residência é levar o tema de Cuidados Paliativos para a Atenção Primária em Saúde (APS), em que os residentes ficam durante dois anos revezando a atuação em hospitais e unidades básicas de saúde. Outro ponto forte são os rodízios entre hospitais, em que os residentes conseguem aprender e compartilhar experiências em diversos cenários de prática, possibilitando vivências e novos aprendizados”, reforça a coordenadora Manoela Libardi.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos/ Daniel Borges / Mike Figueiredo

asscom@saude.es.gov.br  

 

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br