Saúde inicia aperfeiçoamento em Gestão do Acesso para profissionais de hospitais

04/04/2024 13h50

A formação de profissionais é uma das principais frentes de atuação do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). Nessa quarta-feira (03), mais um passo foi dado para a qualificação das equipes que estão nos hospitais da rede própria estadual, com o início do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão do Acesso em Recursos Assistenciais.

A aula inaugural da formação, que é conduzida pelo Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ), aconteceu no auditório da Faculdade Faesa, em Vitória. São 75 alunos, entre profissionais de saúde do PGAQ e diretores dos hospitais, que farão um aperfeiçoamento de 180 horas, com duração até janeiro de 2025.

O objetivo principal é ampliar a qualidade, a segurança, o acesso e a integralidade do cuidado nas Redes de Atenção à Saúde e do aperfeiçoamento das práticas em regulação de recursos assistenciais, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) e garantindo uma assistência de qualidade e segura aos pacientes.

O diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, esteve na abertura do evento e destacou que os projetos do Instituto integram o ensino, a pesquisa e a inovação, promovendo inovações radicais e mudanças nos serviços de saúde. “Esse curso é um marco no PGAQ, que implementou projetos de inovação nos hospitais da rede própria do Estado. São projetos que propõem mudanças nos serviços, já que atuam a partir dos desafios e necessidades da sociedade, impactando na vida das pessoas”, disse.

Aula inaugural

“A formação não é só importante para quem vai participar, mas para o Sistema Único de Saúde (SUS), que se beneficia da atuação de profissionais qualificados”, salientou a gerente de Ensino do ICEPi, Carolina Perez Campagnoli.

Para o gerente de Inovação do Instituto, Ricardo Costa, a atuação do programa reflete em qualidade assistencial, otimização de processos e melhorias na experiência dos pacientes atendidos. “É garantir acesso ao SUS de forma eficiente, sustentável e humanizada”, completou.

As coordenadoras do Núcleo Interno de Regulação (NIR) e do Escritório de Gestão de Altas (EGA), Karla Orsi, e do Projeto de Gestão do Acesso à Saúde (PGAS), Samilla Figueira, também estiveram na aula inaugural e enfatizaram que os profissionais são agentes de inovação e viram o curso como uma oportunidade de troca de saberes.

Karla Orsi também fez uma palestra sobre a gestão do acesso, explicando as Políticas Nacionais de Regulação do SUS e da Atenção Hospitalar. “Regular é promover o acesso igualitário aos serviços de saúde e o uso sustentável dos recursos, atendendo às necessidades da população de forma equitativa”, disse.

O Núcleo Interno de Regulação, o NIR, o Escritório de Gestão de Altas, o EGA, e o PGAS são projetos que integram o PGAQ, assim como a Medicina Hospitalista (MH) e o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP).

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br