Aplicativo Gota de Vida é apresentado na Conferência de Saúde Pública da Lusofonia

13/11/2024 09h25

O aplicativo Gota de Vida, desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), em parceria com o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), foi apresentado na Conferência de Saúde Pública da Lusofonia, em Lisboa, Portugal, nesta terça-feira (12).

O trabalho, intitulado “Aplicativo Gota de Vida: a tecnologia como instrumento para captação e fidelização de doadores de sangue”, demonstra como a iniciativa tem se consolidado como uma das principais ferramentas de acesso à doação de sangue, desenvolvendo novas funcionalidades e buscando melhorias contínuas com o apoio dos Hemocentros públicos no Espírito Santo.

Em outubro, o aplicativo alcançou a marca de dez mil downloads. Algumas das principais funcionalidades que foram apresentadas são o agendamento on-line da doação de sangue, o questionário de aptidão, a contagem regressiva para a próxima doação, o estoque de sangue e o endereço dos Hemocentros públicos no Espírito Santo, além do quiz educativo e da comunidade de doadores, que funciona como uma rede social.

O diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, reforçou que o Estado tem se destacado por projetos inovadores que transformam os serviços de saúde. “Enfrentar os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) investindo em tecnologia, como é o exemplo do Gota de Vida, e na formação dos profissionais de saúde, nos possibilita implementar soluções que realmente fazem a diferença na vida dos cidadãos”, explicou.

O gerente de Inovação do ICEPi, Ricardo Costa, também esteve na conferência e destacou que a saúde pública no Brasil é reconhecida internacionalmente, o que contribui para que o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde se consolide cada vez mais como uma referência na inovação.

“Nosso objetivo é, por meio da inovação em processos e também da tecnológica, fortalecer o SUS para que os usuários tenham acesso de qualidade aos serviços e em tempo oportuno. Com cinco anos de criação, nosso instituto já contribuiu para diversos avanços e o aplicativo é um desses exemplos”, completou Ricardo Costa.

Os autores do pôster apresentado no evento são o coordenador de Avaliação e Captação de Novas Tecnologias, Rafael Duarte Oliveira, e os desenvolvedores do aplicativo Fábio Daniel Mazioli Alvarenga e Giulyana Mazioli Alvarenga.

“Apresentar o projeto para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa demonstra que as boas práticas que adotamos nos torna um projeto estratégico para outros contextos além do Espírito Santo. A possibilidade de expansão do Gota de Vida se torna real e colocamos o ICEPi e o SUS capixaba em evidência num cenário que discute a cooperação global em saúde pública”, ressaltou Rafael Duarte Oliveira.

O trabalho apresentado será publicado ainda nos anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), da Universidade Nova de Lisboa, que divulga artigos originais nos domínios da medicina tropical, saúde pública e internacional, ciências biomédicas e áreas afins.

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br