Apoio Institucional fortalece os serviços do SUS capixaba

04/04/2023 10h30

Para fortalecer a gestão dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), o projeto de Apoio Institucional, do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), tornou-se uma alternativa eficiente na resolução de questões da gestão da saúde, e trazendo melhorias na implantação dos programas e ações. No primeiro ano de projeto, a execução das ações com os municípios trouxe resultados importantes para a qualificação das Redes de Atenção e Vigilância em Saúde.

“O Projeto do Apoio Institucional tem tido êxito e as equipe têm conseguido apoiar e desenvolver estratégias na Atenção Primária à Saúde nos municípios e nas Superintendências Regionais de Saúde. Acredito que isso impacta positivamente no cuidado da saúde da população capixaba”, avaliou a gerente de Ensino do ICEPi, Bárbara Farias.

As equipes de apoiadores têm contribuído com a organização e gestão dos serviços essenciais para os usuários do SUS. Entre as ações realizadas, estão o auxílio aos municípios na migração para o uso do prontuário eletrônico via e-SUS APS Multimunicipal; a realização de oficinas para os agentes comunitários de saúde; a orientação para coordenadores da Atenção Primária à Saúde (APS) para o uso da plataforma e-Gestor AB e técnicos para a utilização do e-SUS VS; a realização do curso de formação para gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de uma mostra de experiências exitosas na regional Sul; além da organização do processo de trabalho das equipes na Atenção Primária à Saúde (APS) em todo o Estado.

Segundo a coordenadora do Apoio Institucional, Maria Fernanda Moratori Alves, os principais avanços foram a aproximação da gestão estadual com as gestões municipais, a melhoria nos processos de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), as ações para o Programa Previne Brasil, as orientações aos gestores municipais e a capacitação para profissionais de saúde dos municípios.

“A proposta do Apoio Institucional é que a gente olhe para a realidade da saúde em nosso Estado e consiga pensar em soluções diferentes, visando sempre à melhoria do acesso da população capixaba aos serviços do SUS”, disse Maria Fernanda.

O Apoio Institucional faz parte do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) e conta com profissionais da saúde divididos em quatro equipes atuando nos municípios das regiões Metropolitana, Central, Norte e Sul.

Visitas aos municípios

As visitas realizadas aos 78 municípios são realizadas constantemente visando à elaboração do diagnóstico da situação dos serviços de saúde. Com os resultados, a equipe organiza as ações de suporte aos gestores e profissionais de saúde do município.

Para o superintendente da Região Norte de Saúde, Edilson Monteiro, o Apoio Institucional auxiliou no fortalecimento do trabalho e na integração com os municípios. “A atuação do Apoio na Regional Norte proporcionou um diagnóstico real das principais fragilidades, mas também trabalhando forte no eixo das potencialidades. Conseguimos consideráveis avanços, principalmente no fortalecimento das redes de urgência e emergência, doenças crônicas e saúde bucal”, destacou o superintendente.

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Central de Saúde
Lorena Zonta