Aula inaugural marca abertura de nova turma dos Programas de Residências do ICEPi
Os residentes da terceira turma dos Programas de Residências Médicas e Multiprofissionais do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) deram início às atividades na última quinta-feira (03). Os alunos participaram da aula inaugural de forma virtual e a atividade contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.
“Nós apostamos muito no ICEPi e na organização dos Programas de Residências, que têm condições de transformar o Sistema Único de Saúde (SUS). Estamos acolhendo os residentes em campos de prática estruturados e organizados e esta é uma oportunidade de permanecer anos no SUS”, disse o secretário Nésio Fernandes, durante a abertura do evento.
Ainda na abertura, o diretor do Instituto, Fabiano Ribeiro, destacou que a formação em serviço é uma aposta da gestão na saúde. “Nós organizamos a inovação, o ensino e a pesquisa no SUS e a nossa expectativa é cada vez mais um sistema de saúde de qualidade. Para isso, temos parcerias com os municípios e as Superintendências Regionais de Saúde”, acrescentou.
A aula inaugural contou com o tema “O papel da residência na formação do profissional da saúde no SUS”, ministrada pelo professor Ricardo Ceccim, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Os Programas de Residências Médicas e Multiprofissionais ofertaram 193 vagas para Acupuntura, Clínica Médica, Homeopatia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Neurocirurgia, Pediatria e Psiquiatria; Saúde Coletiva, Cuidados Paliativos, Saúde Mental e Saúde da Família.
Aula inaugural
Na abertura da aula inaugural, a coordenadora dos Programas de Residências, Clarice Sampaio, explicou que as formações são descentralizadas e acontecem em diversos cenários de prática. “O nosso objetivo é formar profissionais pautados em princípios éticos e possibilitar a qualificação dos residentes em vários municípios capixabas”, completou.
O coordenador da Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, Marcello Dalla, e a coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Célia Márcia Birchler, também participaram da solenidade e enfatizaram os benefícios dos programas para o usuário.
O tema da aula inaugural foi “O papel da residência na formação do profissional da saúde no SUS”, ministrada pelo professor Ricardo Ceccim, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “A residência em saúde precisa estar em contato com os serviços, contribuindo para o SUS. Os programas devem estar centrados em práticas integrativas, pois o cuidado à saúde é essencial”, disse Ceccim.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Gabriel Torobay / Mayra Scarpi