Calor excessivo e verão chegando: enfermeiro do ICEPi desenvolve iniciativa para hidratar população em situação de rua

24/11/2023 13h39

Com o verão chegando e o calor excessivo, uma iniciativa da equipe do Consultório na Rua (CnaR), em Aracruz, ganhou destaque dentre a série de ações desenvolvidas para o cuidado integral e o acesso à saúde, garantidos à população em situação de rua.

A equipe desenvolveu uma ação, que pode parecer simples, mas que ajuda a manter a hidratação da população, garantir o retorno às consultas e facilitar o acompanhamento clínico. Ao observar que a população em situação de rua tomava pouquíssima água e tinha sinais de desidratação, dificultando inclusive a coleta de sangue para os exames, o enfermeiro Rafael Santos propôs que a equipe preparasse e distribuísse garrafas com uma mistura de água e soro de reidratação oral, além de deixar disponível, também, para a retirada na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vila Rica. “Agora nesses dias quentes, a hidratação é fundamental e a distribuição das garrafinhas com soro é muito importante”, considera o profissional.

O enfermeiro explicou que antes da iniciativa, os moradores recebiam apenas os sachês de hidratação oral para serem misturados com um litro de água filtrada. Como eles não tinham fácil acesso à água potável e nem a garrafas limpas, a ação tornava-se inefetiva. Além do soro, a população em situação de rua também recebe kits higiênicos e a abordagem é feita por meio de atividades lúdicas, para o melhor entendimento sobre as doenças e as formas de prevenção e tratamento.

“No projeto do ICEPi, o objetivo é estabelecer um vínculo maior entre a população de rua e os profissionais de saúde que fazem esse acompanhamento”, comentou o Rafael.

Todas as ações do ICEPi têm o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Aracruz e, segundo a secretária Rosiane Scarpatt, essa atitude ajuda muito o acesso à população de rua e aproxima o poder público no auxílio de suas necessidades. “O enfermeiro Rafael tem trabalhado de forma lúdica com a população de rua, com temas como saúde mental, prevenção de suicídio e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Eles também oferecem uma hidratação de forma diferente, indo até os locais de atendimento e ofertando sais de reidratação oral. Essas pessoas têm livre acesso ao ponto de atendimento do Consultório na Rua e podem retornar quando quiserem”, elogiou a secretária.

Um dos usuários do sistema, conhecido como Fábio, agradeceu a oportunidade e elogiou o trabalho da equipe. “A água melhora o calor que estamos passando, então, não tem coisa melhor que essa garrafinha. Nós fomos muito bem atendidos e a hidratação ajudou muito. Muito obrigado mesmo e parabéns para vocês ”, relatou.

Inovação no acesso à saúde

O Aperfeiçoamento em Atenção Primária com Ênfase em Consultório na Rua do Instituto faz parte do Provimento, que integra o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS). Os profissionais aprendem em suas atividades práticas, teóricas e teóricas-práticas modos de garantir acesso com equidade a essa população historicamente invisibilizada, além de debater temas como processos de trabalho, organizações de fluxo e gerenciamento do cuidado.

As equipes são formadas por enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, cirurgiões-dentistas e agentes sociais. São oito equipes em seis municípios capixabas.

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos/ Mike Figueiredo

asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde