Caminhada ‘Hiperdia’ conscientiza sobre hipertensão e diabetes em Cariacica

20/04/2022 11h41 - Atualizado em 20/04/2022 20h51

O acompanhamento e controle de doenças na Atenção Primária à Saúde (APS) são fundamentais para garantir uma boa qualidade de vida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o intuito de incentivar essas ações e em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, lembrado no próximo dia 26 de abril, a equipe multidisciplinar da Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Francisco, em Cariacica - composta também por residentes dos Programas de Residências Médicas e Multiprofissionais do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) – realizou, na manhã dessa terça-feira (19), a Caminhada Hiperdia, voltada às pessoas com hipertensão e diabetes.

A atividade está associada ao Programa Hiperdia do Ministério da Saúde, incentivada pela Secretaria da Saúde (Sesa), que busca garantir assistência adequada de acordo com a necessidade de cada indivíduo e cadastrar novos casos das doenças. Os participantes foram recepcionados pelos profissionais na unidade, submetidos à aferição dos sinais vitais e seguiram para a Praça Central do bairro. O trajeto de aproximadamente um quilômetro foi acompanhado por médicos, enfermeiros, nutricionistas, dentistas, psicólogos, farmacêuticos, agentes comunitários de saúde e assistentes sociais, além da Guarda Municipal para assegurar a segurança de todos.

Ao final do percurso, os especialistas esclareceram dúvidas da população sobre alimentação saudável, higiene bucal e utilização correta dos aparelhos disponíveis nas Academias ao Ar Livre. Além disso, por meio de doações do comércio local, foi feito um lanche para todos os presentes. Também participaram da caminhada como voluntários estudantes da área da saúde de cursos técnicos do Espírito Santo.

Para o enfermeiro e preceptor do ICEPi, Pedro Miguel, a interação com a sociedade é fundamental para manter uma boa condição de saúde, identificar novos casos das doenças e iniciar o tratamento de forma precoce. Além disso, destaca que o vínculo com os pacientes possibilita que os princípios de atendimento da APS sejam cumpridos como, por exemplo, o enfoque comunitário e a abordagem familiar.

“A nossa primeira caminhada foi realizada em 2021, respeitando todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, e com isso percebemos como a comunicação com as pessoas é importante para a conscientização. Agora que estamos com a pandemia mais controlada em nosso Estado, acredito que esses encontros serão mais frequentes e o vínculo com todos os pacientes aumentará cada vez mais, possibilitando um trabalho mais humanitário”, ressaltou o enfermeiro.

Alegria por parte da comunidade

Em sua segunda Caminha Hiperdia com os profissionais da UBS de São Francisco, a dona de casa Teresa Daver de Souza, de 66 anos, descreveu a sua alegria em participar das ações e como essa aproximação com a comunidade é fundamental para o atendimento eficaz.

“Eu me consulto na unidade aqui do bairro há anos e acho o atendimento muito bom. Essa interação é legal e possibilita a afinidade com os profissionais que nos acompanham no cotidiano. Hoje eu até trouxe a minha netinha para participar e aprender junto comigo”, disse.

A também dona de casa Maria Zozeth, de 69 anos, também compartilha do sentimento de alegria pela ação e empenho dos especialistas em todo o trabalho. “Eu fiquei sabendo da caminhada por meio de uma profissional que atua na unidade e fiquei muito feliz com essa interação. Ações como essas são fundamentais para a nossa aproximação com a equipe, além deles estarem empenhados em entender as nossas necessidades e realizar o atendimento da melhor forma”, destacou.


Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br 

Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde

Danielly Schulthais

daniellyschulthais@saude.es.gov.br