Encontro com profissionais do Consultório na Rua debate práticas assistenciais à população

19/04/2023 15h28 - Atualizado em 20/04/2023 07h51

Com o intuito de debater as práticas de assistência, ampliar e qualificar o acesso aos serviços de saúde para os cidadãos em situação de rua, o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) realizou, em parceria com o Núcleo Especial de Atenção Primária (Neapri), da Secretaria da Saúde (Sesa), o Encontro Trimestral das Equipes Estaduais do Consultório na Rua.

O evento foi realizado na última quinta-feira (13), no Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD), em Vitória, e contou com a participação dos profissionais que atuam no Consultório na Rua do Espírito Santo, coordenadores do ICEPi e representantes da Gerência de Políticas e Organizações de Redes de Atenção à Saúde (Geporas), da Sesa.

O projeto Consultório na Rua faz parte do Provimento e Fixação de Profissionais, do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS).

Durante todo o dia, foram apresentados as experiências e os processos de trabalhos desenvolvidos com a população de cada município. Os participantes debateram ainda sobre as possibilidades de inovação e aprimoramento nas práticas clínicas das equipes. Além disso, foram abordados temas, como organização de fluxos e novas metodologias de atendimentos.

Para o coordenador do Aperfeiçoamento de Consultório na Rua do ICEPi, João Ferreira, o encontro proporciona o aprendizado e o aperfeiçoamento das atividades desempenhadas pelos grupos, sendo essencial para a oferta da melhor assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba.

“Em um espaço de troca como esse, podemos estimular o conhecimento entre as equipes, a troca de saberes e a produção de uma gestão do cuidado. O cidadão é o maior beneficiado desse processo, recebendo um atendimento mais organizado e humanizado. A ideia é que, em breve, mais profissionais estejam nas ruas realizando esse trabalho essencial e que salva diversas vidas”, destacou Ferreira.

O evento

Também esteve presente no encontro o professor e pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Populações em Situações de Vulnerabilidade e Saúde Mental na Atenção Básica (NuPop), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Marcelo Pedra. Atualmente, ele é consultor do ICEPi no projeto do Consultório na Rua e, durante explanação no evento, reforçou a importância da discussão proposta para o crescimento e a ampliação do serviço.

“No encontro, as equipes puderam conhecer as experiências umas das outras, tanto na organização do processo de trabalho quanto das práticas clínicas. Discutimos muitos assuntos pertinentes, entre eles as atividades dos profissionais do Consultório na Rua na perspectiva da Atenção Primária à Saúde (APS). Essa é uma ação muito importante para o melhor atendimento das pessoas em situação de vulnerabilidade”, ressaltou.

Marcaram presença durante o evento o subsecretário de Estado de Políticas sobre Droga, da Secretaria do Governo (SEG), Carlos Lopes; a coordenadora do Provimento e Fixação de Profissionais, Thaís Maranhão; a coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Instituto, Emilia de Lourdes Marchette; e a referência técnica da Área da Promoção da Equidade da Sesa, Júlio César de Moraes.

O projeto

Durante o Encontro Trimestral das Equipes Estaduais do Consultório na Rua, a coordenadora do Provimento e Fixação de Profissionais, Thaís Maranhão, explicou o trabalho desenvolvido pela equipe do ICEPi e como ele contribui para o aumento da cobertura do projeto em solo capixaba.

“Com o aperfeiçoamento do Consultório na Rua ofertado pelo ICEPi, conseguimos aprofundar os conhecimentos e as habilidades inerentes à uma Atenção Primária forte. Durante a atuação, os profissionais aprendem com as atividades práticas e teóricas, cultivando os modos de garantir acesso com equidade para essa população de vulnerabilidade”, disse Thaís Maranhão.

Entre janeiro de 2022 e o primeiro mês de 2023, foram realizados 8.584 atendimentos pelas equipes, sendo cadastrados 1.465 usuários do SUS. Atualmente, o Estado conta com dez equipes de Consultório na Rua e 50% delas são compostas por profissionais vinculados à formação do ICEPi.

A referência técnica do Neapri, Rita Dias, destacou a importância da implantação do projeto e o diferencial da proposta de aperfeiçoamento do Consultório na Rua. “O grande diferencial são as docentes-assistenciais, que, uma vez presentes nos municípios que aderiram ao Consultório na Rua, valorizam mais esse processo de trabalho”, salientou.

Segundo, existe também um diferencial em algumas equipes que ofertam as Práticas Integrativas e Complementares (PICS), como a inovação no cuidado em saúde das pessoas em situação de rua. “Nessa perspectiva, o Neapri se empenha em fomentar os gestores municipais sobre a importância das PICS e também em acompanhar as iniciativas municipais, assim como qualquer iniciativa que agregue valor ao cuidado na prevenção de agravos, proteção e promoção da saúde”, completou Rita Dias.

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde

Danielly Schulthais