Estado vai contar com mais de 130 profissionais atuando na Atenção Primária em fevereiro

09/02/2023 10h55 - Atualizado em 09/02/2023 11h47

O Espírito Santo passa a contar no início de 2023 com mais profissionais da saúde atuando na Atenção Primária de 30 municípios capixabas. Ao todo, são 137 profissionais, entre médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas, que vão compor o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), desenvolvido pela Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

Com o edital lançado no final de 2022, e após o processo seletivo realizado e as adesões ao componente de Provimento e Fixação de Profissionais, também do Qualifica-APS, os profissionais vão atuar para qualificar, fortalecer e ampliar o acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as regiões de saúde do Estado.

Durante o acolhimento aos profissionais, o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, agradeceu o empenho e a dedicação de todos em prol do SUS capixaba. “Hoje, somos mais de mil profissionais atuando nos municípios capixabas pelo Qualifica-APS. Um programa que teve início em 2019 e vem colhendo resultados para a saúde e, principalmente, fortalecendo a nossa Atenção Primária”, disse.

Ele completou lembrando que o Qualifica-APS é um programa de inovação e de formação. “Temos como objetivo aumentar a resolutividade e a qualidade do trabalho”, ressaltou Fabiano Ribeiro, acrescentando que os novos editais serão abertos ao longo do ano.

Para este processo, foram selecionados 89 médicos, 32 enfermeiros e 16 cirurgiões-dentistas. Os municípios que vão receber esses profissionais são: Água Doce do Norte, Apiacá, Aracruz, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Dores do Rio Preto, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibatiba, Irupi, João Neiva, Linhares, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Muniz Freire, Nova Venécia, Ponto Belo, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Mateus, Serra, Sooretama, Viana, Vila Velha e Vitória.

O Qualifica-APS conta com 1.232 profissionais. São 555 médicos, 432 enfermeiros e 245 cirurgiões-dentistas atuando em 69 municípios capixabas.

Qualifica-APS

O Qualifica-APS visa a qualificar e aumentar a resolutividade da APS com foco na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e efetivar a Política de Educação Permanente em Saúde, por meio da integração ensino-serviço, proporcionando a formação de profissionais de saúde para atuação no Sistema Único de Saúde.

Os profissionais têm o processo de formação baseado em metodologias inovadoras de ensino, com 40 horas dedicadas para atividades práticas, teórico-práticas e teóricas, como treinamentos e pesquisas. Além de atuarem nas unidades de saúde, os profissionais realizam formação na modalidade de aperfeiçoamento e especialização com ênfase em Saúde da Família e Comunidade.

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Gabriel Torobay / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br