Hospital Roberto Silvares implementa ferramenta de gestão para melhorar a assistência ao paciente

20/04/2022 08h50 - Atualizado em 20/04/2022 19h59

Para aprimorar a comunicação entre os setores de assistência aos pacientes, o Hospital Roberto Arnizout Silvares (HRAS), em São Mateus, tem realizado há pouco mais de um ano, o Huddle, uma ferramenta de gestão utilizada pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR), um dos projetos do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

Com o objetivo de abordar questões sobre situações diárias que podem impactar na assistência ao paciente e no desempenho dos trabalhadores de saúde, O Huddle – que pode ser definido como reunião de equipe, em que os profissionais participantes realizam alinhamentos e propõem soluções para os questionamentos e situações diversas observadas no cotidiano –, contribui para a gestão hospitalar e já é parte da rotina dos membros do Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ), que engloba o NIR, a Medicina Hospitalar (MH), o Escritório de Gestão de Altas (EGA) e a Autorregulação Formativa Territorial (ARFT).

Metodologia

Com duração de 10 a 15 minutos, as reuniões acontecem de segunda à sexta-feira, sempre às 9h30, em um dos corredores do HRAS. A metodologia usada é baseada no futebol americano. Isso porque, os jogadores se reúnem rapidamente antes do início de uma jogada para combinar a estratégia que será adotada em campo. Sendo assim, cada gestor envolvido traz a situação do seu setor com adversidades ativas.

Uma das pautas constantes no huddle do HRAS, é o giro de leitos, assim como a operacionalização em setores primordiais, como a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o centro cirúrgico, o pronto socorro, demais unidades de internação e setores de apoio, visando a verificação de possíveis problemas que podem impactar na eficiência operacional ao longo do dia.

A enfermeira coordenadora do NIR no HRAS, Cleiri Brioschi, fala sobre esse recurso e seus resultados positivos;

“Em uma reunião rápida, todos em pé, usando a metodologia do futebol americano, em que trazemos as pendências do dia, e já partimos para o início do plantão com foco em resolver as situações e otimizar os processos de trabalho. Com a implantação do Huddle no HRAS, uma das principais melhorias foi a comunicação mais eficiente entre os servidores e setores e as respostas mais rápidas sobre situações diárias”, afirma Brioschi.

Huddle informatizado

O ICEPi, com a direção do HRAS, está trabalhando para a informatização do Huddle, o que facilitará o manuseio e permitirá acesso a ferramenta facilitando o preenchimento do questionário diário que poderá ser preenchido pelo celular.

Ao final de cada reunião, indicadores serão gerados e enviados automaticamente aos e-mails cadastrados. Também haverá um grupo com as lideranças de cada setor, que receberão as pendências e um formulário próprio, contendo a pendência, a ação, o prazo para retorno e o status de como está o andamento da pendência, facilitando o monitoramento desse retorno e agilizando a solução das possíveis pendências.

Todos os hospitais próprios do Estado têm Núcleo Interno de Regulação (NIR). São eles:

• Hospital Roberto Arnizaut Silvares
  • Hospital Alceu Melgaço Filho
  • Hospital João dos Santos Neves
  • Hospital Silvio Avidos
  • Hospital Dório Silva
  • Hospital Infantil de Vitória
  • Hospital Estadual de Vila Velha
  • Hospital Estadual de Atenção Clínica
  • Centro de Atendimento Psiquiátrico Aristides Alexandre Campos (Capaac)
  • Unidade Integrada de Jerônimo Monteiro
  • Hospital São José do Calçado