ICEPi apresenta projetos no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

26/07/2023 10h59 - Atualizado em 26/07/2023 12h54

Os projetos do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) que se desenvolvem em parceria com os municípios do Espírito Santo marcaram presença no XXXVII Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde. Considerado o maior encontro sobre saúde pública da América do Sul, o evento aconteceu em Goiânia, entre os dias 16 e 19 de julho.

No congresso, foram apresentados os trabalhos “Comunicação em Saúde com o paciente pomerano: um relato de experiência”, desenvolvido durante a Especialização em Medicina de Família e Comunidade”; e o trabalho “Vivências de uma equipe de Consultório na Rua e a inserção de inovações em suas práticas”, desenvolvido por profissionais do Aperfeiçoamento em Atenção Primária, com Ênfase em Consultório na Rua. As formações são realizadas pelo Provimento e Fixação de Profissionais, do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS).

Também foram destacadas no evento a implantação e a expansão do e-SUS APS Multimunicipal no Espírito Santo, feitas pelo Programa de Desenvolvimento de Tecnologias da Informação e Comunicação e Estímulo à Inovação Aplicadas à Saúde (PROTICSUS).

O diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, participou como um dos avaliadores da “18ª Mostra Nacional Brasil, aqui tem SUS”, que integrou a programação do Congresso, e também dos painéis e discussões realizados ao longo do evento, ao lado da equipe do ICEPi. Representantes da Secretaria da Saúde (Sesa) também estiveram presentes.

“A apresentação das ações que são realizadas no Espírito Santo é o reconhecimento da atuação do ICEPi como um importante ator que promove transformações por meio da inovação e da educação permanente, beneficiando os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Tudo isso é possível pela parceria que temos com os municípios capixabas, que recebem nossos programas e projetos”, destacou Fabiano Ribeiro.

O objetivo do evento foi propor um aprofundamento nas possibilidades e estratégias para o fortalecimento da contínua e permanente agenda de consolidação do SUS, por meio da análise, monitoramento e a avaliação das mudanças no padrão da demanda por serviços de saúde e das necessidades da população. Gestores e profissionais de todo o País também participaram.

Projetos apresentados

Na Mostra nacional, a médica Polyana da Penha da Conceição apresentou o trabalho desenvolvido durante a Especialização em Medicina de Família e Comunidade, realizada pelo Provimento e Fixação de Profissionais, do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS). Com o tema “Comunicação em Saúde com o paciente pomerano: um relato de experiência”, o trabalho também tem como autoras a médica que fez parte do Provimento, Geissy Karla de Souza, e a coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS) em Domingos Martins, Laura Néspoli Nassar Pansini.

Ainda pelo Provimento, a médica Sofia Teixeira Gomes, do Aperfeiçoamento em Atenção Primária com Ênfase em Consultório na Rua, apresentou o trabalho intitulado “Vivências de uma equipe de Consultório na Rua e a inserção de inovações em suas práticas”. Os demais autores também fazem parte do Aperfeiçoamento, que são Sofia Gomes, Sandra Rocha, Henrique Moreira e Emilene Monteiro, além da docente-assistencial da formação, Poliane Sampaio.

Os dois trabalhos foram selecionados para apresentação no Congresso a partir da premiação na VI Mostra “Espírito Santo, aqui tem SUS”, realizada pelo Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems-ES).

Outra experiência apresentada foi a implantação e a expansão do e-SUS APS Multimunicipal no Espírito Santo, realizada pela coordenadora do Sistema e Gestão da Informação em Atenção Primária e de Vigilância em Saúde, Thais Malbar, e pela supervisora Nilceia Cassimiro. Ambas fazem parte do Programa de Desenvolvimento de Tecnologias da Informação e Comunicação e Estímulo à Inovação Aplicadas à Saúde, o PROTICSUS.

O sistema é do Ministério da Saúde e desenvolvido para a Atenção Primária à Saúde (APS), que teve sua expansão para a Atenção Especializada. O e-SUS APS é um software de prontuário eletrônico focado no atendimento ao paciente em que todas as informações clínicas e administrativas ficam armazenadas, tendo como principal objetivo o monitoramento e a acompanhamento dos casos clínicos de forma organizada para um atendimento mais qualificado.

Mayra Scarpi