ICEPi apresenta resultados dos programas e projetos em 2022

22/12/2022 18h50 - Atualizado em 23/12/2022 11h04

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) realizou, nessa terça-feira (20), um evento para apresentar os resultados dos programas e projetos de 2022, além de debater os desafios para o próximo ano. O encontro aconteceu no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM), em Vitória.

O secretário interino de Estado da Saúde, Tadeu Marino, participou do evento e destacou a importância do Instituto na Atenção Primária à Saúde (APS) para o aumento da cobertura de Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Espírito Santo.

“O Qualifica-APS é o grande programa do ICEPi, com mais de mil profissionais. Com certeza o nível que a APS atingiu é devido à criação do Instituto, que é um ganho para a política de saúde do Estado”, disse.

O evento

Na abertura do encontro, o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, afirmou que “o Instituto é mérito de uma equipe que compreendeu o desenvolvimento de ações na perspectiva da educação permanente e da inovação. É uma trajetória vitoriosa em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Também participaram da abertura do evento os subsecretários de Estado da Saúde Luiz Carlos Reblin e Ricardo Costa, a superintendente Regional de Saúde Metropolitana, Cybeli Pandini, e o gerente de Ensino do ICEPi, Luiz Claudio Oliveira.

O evento contou ainda com uma mesa de debate com o tema “Os avanços na prestação dos serviços de saúde a partir do Ensino, da Pesquisa e da Inovação”. Participaram o gerente de Ensino do ICEPi, o gerente de Gestão Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Danilo Cardoso Ourique, a secretária municipal de Saúde de Vila Velha, Cátia Lisboa, e a referência técnica do Hospital Estadual Dório Silva (HEDS), Cláudia Passos.

Resultados

Dentre os resultados conquistados em 2022, está o aumento de profissionais do Qualifica-APS. No Componente de Provimento e Fixação de Profissionais, que faz parte do programa, são 1.300 profissionais atuando na APS de 67 municípios. Os profissionais, de diversas categorias, estão em 704 Equipes de Saúde da Família, o que corresponde a 70% do total.

Os Programas de Residências do Instituto também aumentaram, chegando a 11. “As nossas residências são descentralizadas e acontecem em diversos campos de prática pelo Estado, o que é uma inovação no Brasil”, destacou o diretor.

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi / Mariela Pitanga / Bruna Miranda / Anna Carolina Otoni / Felipe Bezerra / Danielly Schulthais / Lorena Zonta