ICEPi celebra cinco anos promovendo inovações e formando profissionais de saúde
Em comemoração aos cinco anos de criação do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), profissionais, servidores da Secretaria da Saúde (Sesa), gestores e também parceiros participaram de uma solenidade, realizada na última terça-feira (28), no auditório da Receita Federal, em Vitória. Durante o evento, foram apresentados resultados dos programas e projetos e realizada a formalização de termos de cooperação.
O ICEPi foi criado pelo Governo do Estado, por meio da Sesa, em 2019, e está presente nos 78 municípios capixabas. Desde então, já foram emitidos mais de 24 mil certificados em cursos de especialização, aperfeiçoamento, atualização e cursos livres, nos seus mais de 60 programas e projetos existentes. Além da formação, o ICEPi também atua no desenvolvimento do ecossistema de inovação em saúde, com a criação de políticas e ações de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a solenidade, o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, enalteceu o caráter vanguardista do ICEPi e expôs os desafios da saúde pública a serem trabalhados no futuro. O secretário listou diversos programas de sucesso criados ou executados em parceria com o instituto, como a implementação dos micropolos de Saúde e os avanços na regulação hospitalar.
“A nossa meta é levar a saúde para perto do povo, por meio da descentralização. O ICEPi é o órgão que tem a maior capilaridade dentro da estrutura da Sesa atualmente, pois está presente nos 78 municípios. Estamos conseguindo qualificar não só os profissionais da Região Metropolitana, mas todo o Estado do Espírito Santo e isso é extremamente importante para a saúde”, destacou o secretário Miguel Duarte.
O secretário também mencionou outro eixo de atuação do ICEPi, na regulação e gestão hospitalar. A implementação do Núcleo Interno de Regulação (NIR) nos hospitais estaduais, de acordo com Duarte, possibilitou que o Espírito Santo realizasse o maior número de cirurgias eletivas da história em 2023, com mais de 126 mil procedimentos realizados.
“As melhorias dos índices de saúde no Estado têm muito a ver com o ICEPi. Só conseguimos fazer cirurgia eletiva se tivermos leito, e, com a implantação do Núcleo Interno de Regulação (NIR) em todos os hospitais estaduais, não temos nenhuma unidade com pacientes fora do sistema de regulação”, comemorou Miguel Duarte.
Para o diretor-geral do ICEPi, Fabiano Ribeiro, o papel dos trabalhadores que atuam no Instituto e as parcerias estabelecidas para o bom resultado dos projetos, como as prefeituras, conselhos, secretarias do Governo do Estado, instituições de ensino e outros são destaques nesses cinco anos de atuação. Ele afirmou ainda que, nesse período, o ICEPi se tornou referência para outros estados brasileiros em inovação e como escola de saúde pública.
“O ICEPi só conseguiu avançar por conta do trabalho dos servidores, que, desde o início, criaram uma cultura de cocriação. Tudo que produzimos foi com a capacidade própria da nossa equipe, por conta da força de trabalho qualificada e competente. Continuamos avançando por conta dessa capacidade técnica que desenvolvemos. São cinco anos de muito trabalho, de muito esforço e pelo compromisso que temos com o SUS”, declarou Ribeiro.
ICEPi celebra resultados dos cinco anos
Na mesa de abertura, a gerente de Ensino, Carolina Perez, lembrou que o primeiro programa criado pelo ICEPi foi o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), que, atualmente, tem 1,4 mil profissionais em formação em cinco cursos de especialização e/ou aperfeiçoamento, disponibilizados pelo Provimento e Fixação de Profissionais, e já formou 700 especialistas em Saúde da Família. Os Programas de Residências e o Apoio Institucional também integram o programa.
“Temos seis especializações aprovadas no Conselho Estadual de Educação (CEE), algumas já finalizadas e outras em andamento, além de muitos projetos para acontecer pela frente. A abordagem inovadora tem sido fundamental para o avanço do SUS do nosso Estado, já que o ICEPi capacita os profissionais de Saúde para enfrentarem os problemas contemporâneos com competência e paixão, promovendo uma saúde mais acessível, eficiente e humanizada”, afirmou a gerente Carolina Perez.
Já o gerente de Inovação, Ricardo dos Santos Costa, destacou a importância da cultura de inovação tanto para o desenvolvimento de projetos tecnológicos, com a criação de softwares e aplicativos, como o Gota de Vida e o Caça Dengue, quanto à aplicação de processos e metodologias. “A inovação é uma cultura que a gente tem que implementar, com a melhoria de metodologias de processos. Ações que parecem pequenas e simples se transformam em inovação, por isso temos que fomentar esse ecossistema”, declarou Costa.
Homenagens
Durante a solenidade, foram homenageados servidores e parceiros que marcaram a trajetória do ICEPi, como o secretário de Estado da Saúde, os subsecretários e os superintendentes da Sesa; secretarias municipais de Saúde e diretores dos hospitais. Membros do instituto também receberam o reconhecimento pela atuação ao longo dos cinco anos.
Um dos momentos mais marcantes do evento foi a homenagem à coordenadora do Qualifica-APS, Liu Leal, que faleceu em 2023 e agora dá nome à biblioteca do ICEPi. Liu se dedicou, durante toda a vida, ao fortalecimento da saúde pública e atuou nas secretarias municipais de Saúde em São Bernardo do Campo, São Paulo; em João Pessoa, Paraíba; e em Recife, Pernambuco, além da gestão estadual no Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Termos de Cooperação
A solenidade também contou com a assinatura do termo de cooperação com a Associação Capixaba de Medicina de Família e Comunidade (ACMFC), que tem por finalidade estabelecer intercâmbio técnico-científico, objetivando a realização de programas, projetos e atividades voltadas ao desenvolvimento científico, tecnológico e à formação de profissionais no SUS.
Outro termo foi formalizado com a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e a Sesa, a fim de instituir o Laboratório de Pesquisa e Inovação sobre Saúde e Segurança do Trabalho do Serviço Público Estadual, o Lab Rede Qualivida 2.0.
A parceria tem como objetivo apoiar a Gerência de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (Gesat) para identificar as necessidades e os problemas de saúde relacionados ao trabalho; formular políticas públicas voltadas para a saúde e a segurança dos servidores estaduais; e também desenvolver e programar processos que resultem na melhora da qualidade de vida, por meio de ferramentas e metodologias capazes de criar processos de gestão da informação.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde
Luiza Marcondes
luizamarcondes@saude.es.gov.br