ICEPi dá início ao curso de Formação em Educação Popular em Saúde

31/05/2022 15h20 - Atualizado em 31/05/2022 16h31

A Secretaria da Saúde, por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) inaugura uma importante fase no fortalecimento da educação em saúde no Espírito Santo. Nessa segunda-feira (30), teve início o curso de Formação em Educação Popular em Saúde.

O evento de abertura, que contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, abordou a temática “Construindo o caminho para a garantia do direito à saúde e em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo”.

“No processo de construir a educação popular, precisamos conseguir elaborar coisas novas e estabelecer redes libertadoras. É um caminho para que sejamos maiores do que somos hoje e o SUS é um espaço para essa construção”, ressaltou o secretário.

O curso de Formação em Educação Popular em Saúde faz parte do projeto de Educação Popular no Sistema Único de Saúde (Pedpopsus), do ICEPi, e tem por objetivos a formação de educadores populares em saúde e a construção coletiva do conhecimento para possibilitar a garantia do direito à saúde. O projeto conta com 20 educadores populares que atuam nas quatro regiões de saúde do Estado.

Durante o evento, o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, ressaltou o desafio de fazer um projeto que dialogue com os grupos populares em geral. “Institucionalizar o Pedpopsus é um grande desafio. Aqui também tem ciência, mas em outra perspectiva, e precisamos trazer um debate mais amplo”, disse.

Para a presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Geiza Pinheiro, a importância do projeto se dá também pela sua construção, feita por várias mãos e por pessoas capacitadas. “Quem salva o povo é o SUS, e que bom que temos o ICEPi, que é esse local de formação”.

Sobre o projeto Pedpopsus
O Pedpopsus é orientado a partir da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEP-SUS) e tem como objetivo promover a formação em Educação Popular em Saúde para usuários e trabalhadores do SUS. Além disso, visa à construção coletiva do conhecimento para possibilitar a garantia do direito à saúde e em defesa do Sistema Único nos diversos territórios e serviços de saúde no Espírito Santo.

A coordenadora do projeto, Mercedes Queiroz, explicou o funcionamento do Pedpopsus e afirmou que “é um projeto democrático e popular de saúde coletiva, que contrapõe o modelo hegemônico. Nós trazemos um sonho, que reacende em cada um na construção de um processo político-democrático”.

Os selecionados para o projeto vão desenvolver atividades de formação, articulação e mapeamento territorial nas comunidades, movimentos sociais e serviços de saúde. E sua distribuição entre as regionais de saúde será: cinco educadores na Regional de Saúde Norte; quatro na Regional Central; sete na Regional Metropolitana; e quatro na Regional Sul.

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi / Mariela Pitanga

Fotos: Bruna Miranda Silva