ICEPi desenvolve projeto com famílias em vulnerabilidade social em Muniz Freire

07/12/2022 13h52 - Atualizado em 07/12/2022 13h59

 Promoção da saúde da família com o fortalecimento do uso de alimentos orgânicos. Esse é um dos pilares do projeto “Mais Saúde e Cidadania em Sua Comunidade”, realizado no município de Muniz Freire. Organizada pela Equipe Multiprofissional Ampliada do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), a iniciativa faz parte de ações para a promoção da saúde de famílias em situação de vulnerabilidade social.  

O projeto tem como objetivo estimular a adoção de hábitos saudáveis, como incentivo à criação e cultivo de hortas orgânicas domiciliares e distribuição gratuita de filtros de barro. As ações, que são realizadas em conjunto com as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), já contemplaram as localidades rurais de Canta Galo e Mata Pau. Atualmente, cerca de 50 famílias são acompanhadas pelo projeto e a expectativa é que esse número aumente. 

“A ideia da horta orgânica e do filtro de barro surgiu como uma forma de nos aproximarmos das famílias, para fazermos a escuta qualificada de cada uma delas, buscando entender seus problemas, por meio dos estudos de caso. Com isso, nosso intuito é facilitar o acesso dessas famílias aos serviços de saúde ofertados na rede municipal, visto que muitas delas, por morarem em comunidades distantes, têm dificuldade para chegarem a uma Unidade Básica de Saúde. Hoje, diversos atendimentos são levados a essas moradias”, explica a assistente social Maria do Carmo de Souza, uma das integrantes do projeto. 

A Equipe Multiprofissional Ampliada faz parte do Componente de Provimento e Fixação de Profissionais, do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), e é formada por assistente social, fisioterapeuta, psicólogo, farmacêutico, nutricionista e enfermeiro. O projeto terá duração de dois anos e conta com a parceria da Prefeitura de Muniz Freire e do escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), além de outras entidades do município.

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi / Mariela Pitanga / Anna Carolina Otoni / Felipe Bezerra / Danielly Schulthais / Lorena Zonta

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br