ICEPi participa do Encontro Regional da Rede Unida Nordeste I Florestania no Maranhão

23/06/2023 11h38

Os programas e projetos de inovação desenvolvidos pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) foram alguns dos destaques do Encontro Regional da Rede Unida Nordeste I Florestania, que aconteceu em São Luís, no Maranhão, entre os dias 19 e 21 de junho.

Participaram o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro; a coordenadora dos Programas de Residências em Saúde, Juliana Mariano; a coordenadora do Projeto de Educação Popular (PEDPOPSUS-ES), Mercedes Queiroz; a coordenadora de Enfermagem do Provimento e Fixação de Profissionais, Maiara Baratela; e a educadora popular Allana Soares.

Nessa quarta-feira (21), Juliana Mariano representou o ICEPi em uma das rodas de conversa do Encontro Regional da Rede Unida Nordeste I Florestania.

“A integração entre ensino, serviço e comunidade é um dos pilares da atuação do ICEPi e aqui destaco o Qualifica-APS e o PEDPOPSUS-ES. São projetos que acontecem de forma descentralizada, em todas as regiões do Espírito Santo, com atividades voltadas para as especificidades de cada território. O objetivo principal é oferecer acesso de qualidade ao Sistema de Saúde para os usuários”, detalhou.

Já a educadora popular Allana Soares apresentou no evento o trabalho “PEDPOPSUS: a experiência do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde no Espírito Santo”.

Visitas técnicas

Nessa terça-feira (20), a coordenadora dos Programas de Residências, Juliana Mariano, visitou o Hospital Nina Rodrigues com representantes da Rede Unida. O hospital conta com a Residência em Psiquiatria da Escola de Saúde Pública do Maranhão.

No mesmo dia, o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, a coordenadora de Enfermagem do Provimento e Fixação de Profissionais, Maiara Baratela, e a coordenadora do PEDPOPSUS-ES, Mercedes Queiroz, conheceram a rede de saúde do município de Itapecuru-Mirim.

Na quarta-feira (21), a visita técnica foi na Maternidade Paço do Lumiar, em Paço do Lumiar. “Participamos de uma roda de conversa com os profissionais da maternidade, que apresentaram a experiência do ambulatório especializado no atendimento de alto risco. Pudemos conhecer também a integração com as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que encaminham as gestantes de alto risco. O atendimento das pacientes é feito por uma equipe multiprofissional”, explicou Maiara Baratela.