ICEPi promove ‘I Mostra de Experiências Exitosas da APS na Região Sul’

22/12/2022 12h37 - Atualizado em 25/01/2023 08h37

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) promoveu a I Mostra de Experiências Exitosas da Atenção Primária à Saúde (APS) na Região Sul, que contou com 15 trabalhos inscritos. O evento aconteceu no último dia 16, em Cachoeiro de Itapemirim, e foi organizado pelo projeto de Apoio Institucional, que faz parte do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), em parceria com a Superintendência Regional Sul de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim (SRSCI).

Participaram da mostra os municípios de Alegre, Anchieta, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Divino de São Lourenço, Guaçuí, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Muniz Freire, Muqui e Presidente Kennedy.

“Vejo com muita felicidade o avanço que nós tivemos no Espírito Santo, com o apoio do Governo do Estado, que tem feito todo o diferencial. O número de unidades de Atenção Básica dobrou de cerca de 600 para mais de 1.200, nos últimos quatro anos. Vale ressaltar ainda que em torno de 70% das demandas dos municípios são resolvidas na própria Atenção Básica”, enfatizou o superintendente da Regional Sul de Saúde, Márcio Clayton da Silva.

Para a coordenadora do projeto de Apoio Institucional, Maria Fernanda Moratori, a Atenção Básica precisa ser resolutiva e de qualidade. “Esse é um momento importante de troca de experiências. Nós também aprendemos com os municípios. Quanto mais perto estamos dos usuários, mais reconhecemos o impacto da saúde na população”, frisou.

“Esperamos que as experiências aqui apresentadas sirvam de aprendizado. Este é um momento em que reconhecemos os trabalhos fantásticos que os municípios desempenham em seus territórios”, acrescentou a supervisora do Apoio Institucional na Região Sul, Manuella Riquieri.

Gestantes dão à luz em parto domiciliar

Uma das 15 iniciativas que fizeram parte da I Mostra de Experiências Exitosas da APS na Região Sul foi o projeto “Partos normais acompanhados por parteiras devidamente cadastradas e qualificadas”, que é desenvolvido na Atenção Primária do município de Divino de São Lourenço, na microrregião Caparaó.

A apresentação do trabalho foi conduzida pelas parteiras tradicionais Joana Pinto, Marinã Sales e Marília Herdy, que também atua como educadora no Projeto de Formação em Educação Popular em Saúde (PEDPOPSUS), do ICEPi. Elas estavam acompanhadas do coordenador da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Divino de São Lourenço, Heliomar Marcio de Aguiar.

“Considero que a nossa participação na mostra representou um reconhecimento do trabalho das Parteiras Tradicionais do Caparaó capixaba cadastradas no SUS, a importância da construção compartilhada dos saberes e o quanto essa parceria contribui com a questão da saúde coletiva e comunitária. Além de ter sido um espaço muito importante para o diálogo sobre a valorização da sabedoria ancestral e popular acerca da saúde. Que tanto o SUS quanto a sabedoria popular devem caminhar juntos, para de fato promoverem uma saúde participativa e colaborativa”, avaliou Marília Herdy,.

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Sul de Saúde