ICEPi recebe membros da Rede ColaboraAPS para conhecerem os serviços da Atenção Primária em Saúde capixaba
Um intercâmbio de conhecimentos para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) foi realizado com a participação de representantes do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) e gestores da Rede Colaborativa de Inovações em Atenção Primária à Saúde (Rede ColaboraAPS).
Ao longo da última semana, representantes dos municípios de Gaspar e Florianópolis (SC), Maringá (PR), Fortaleza (CE) e São Paulo (SP) vivenciaram práticas cotidianas da Atenção Primária à Saúde (APS) que envolvem os componentes do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS).
A expectativa é que, com as visitas, as atuações nesses territórios sejam fortalecidas. "Temos uma complexa missão em comum, mas cada estado encontra uma forma de resolver os desafios. Por isso, para nós, é importante discutirmos formas de levar adiante essa missão difícil, mas muito nobre, que é operar o SUS. O ICEPi é uma ferramenta muito própria do Espírito Santo. Temos mais de 70 projetos, desde a Atenção Primária, com residências, formações, eficiência hospitalar, e podermos compartilhar essa experiência é fascinante”, enfatizou o diretor-geral do instituto, Erico Sangiorgio.
A Rede Colabora APS selecionou, via edital, 30 experiências exitosas dentre 472 inscritas do território nacional, e uma delas foi o Qualifica-APS. “É muito bom apresentar para a Rede os nossos resultados, essa também é uma forma mais ampla de outros territórios conhecerem a nossa experiência. Queremos ser um exemplo para os demais”, destacou a chefe do Núcleo de Educação e Formação em Saúde (Nuefs/ICEPi), Alessandra Lyrio.
A visita
Os visitantes participaram, na última quarta-feira (21), de uma apresentação do ICEPi e das atividades desenvolvidas no Qualifica-APS, no auditório do instituto. Na oportunidade, dialogaram e tiraram dúvidas sobre as experiências do SUS capixaba, além de demonstrarem a atuação em seus próprios territórios. No período da tarde, conheceram na prática o Consultório na Rua em Vila Velha.
Na quinta-feira (22), os membros da Rede foram recebidos pelas equipes da Unidade de Saúde da Família do Divino Espírito Santo, também em Vila Velha, e da Unidade Básica de Saúde da Ilha das Caieiras, em Vitória.
Já ao final da visita, na sexta-feira (23), os representantes da Rede conheceram a sede do ICEPi e como funcionam os diversos programas e projetos e avaliaram a experiência.
“Conhecer a cidade, o funcionamento das unidades de saúde e a atuação do Consultório na Rua e poder trocar um pouco das experiências com as outras cidades que estão aqui presentes foi muito enriquecedor e eu tenho certeza que vamos voltar diferentes para Fortaleza, cheio de ideias para melhorar ainda mais a saúde na nossa região”, afirmou Cibelly Melo, membro da Rede ColaboraAPS e representante de Fortaleza.
Integração e boas práticas compartilhadas
A Rede ColaboraAPS é uma iniciativa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), que busca a colaboração entre instituições no campo da Atenção Primária à Saúde (APS), orientada pelos princípios do SUS. O intuito é promover o intercâmbio de práticas locais, ações de educação permanente em saúde e produção de conhecimento a partir de experiências bem-sucedidas, além do fortalecimento da gestão do trabalho e da educação em saúde.
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Wing Costa / Mayra Scarpi / Cecília Ribeiro
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br