ICEPi recepciona novos integrantes do Projeto de Educação em Saúde

07/02/2024 09h38 - Atualizado em 07/02/2024 09h39

Novos integrantes do Projeto de Gerenciamento de Práticas Gerenciais Aplicadas à Educação em Saúde (PGAES) foram recepcionados nessa segunda-feira (05), em uma reunião de acolhimento com outros integrantes do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). Participaram da recepção três novas coordenadoras, além de três supervisores que já atuam no ICEPi e vão assumir novos cargos. A ação foi realizada na sede do Instituto, em Vitória.

As coordenações de Pós-Graduação, da Gestão Pedagógica e de Educação a Distância serão ocupadas, respectivamente, pelos novos membros do projeto: Erika Saiter Garrocho, Ursula Cândida Rola e Joelma de Riz. Já a Coordenação de Integração Ensino Serviço e Comunidade será ocupada pela servidora Silvana Machado e os supervisores Lucas Bastos e Victor Bregonci também passam a atuar na área.

A gerente de Ensino, Carolina Perez Campagnoli, explicou que a Escola de Saúde Pública do Espírito Santo (GESP/Icepi) está envolvida em muitos projetos educacionais na saúde capixaba estadual e municipal. “Essa reestruturação da equipe, com novas coordenações e a realocação de profissionais que já faziam parte da equipe, desenvolve engajamento e melhoria no processo de trabalho. Por isso, estamos muito otimistas com essa integração e com a melhora nas formações educacionais, pesquisa e inovação no SUS capixaba”, afirmou Carolina Perez.

Além de uma apresentação inicial sobre o ICEPi e uma visita em cada setor, os profissionais participaram de uma dinâmica com outros membros do Instituto. De acordo com a chefe do Núcleo de Educação e Formação em Saúde, Allana Soares, que comandou a ação, a intenção da atividade era proporcionar interação e ambientação ao grupo.

“Meu objetivo era auxiliar para que eles enxergassem a possibilidade e a potencialidade do trabalho coletivo, além de deslocar os participantes para a perspectiva de constância e segurança sobre o trabalho realizado. Percebeu-se que não temos controle total dos processos que iniciamos, porque ele caminhará com outras pessoas”, explicou Allana Soares.

Ela destacou ainda que as novas integrantes chegaram animadas e cheias de vivências próprias. “São olhares atentos que incrementam o trabalho já em curso. Certeza que elas têm muito a contribuir com o ICEPi e com a educação em saúde”, complementou de Educação e Formação em Saúde.

À frente da Educação a Distância, Joelma Riz explicou que o maior desafio da EaD é nunca esquecer de que, ao lado de bons recursos educacionais e docentes qualificados, o centro do processo educativo são as relações humanas. De acordo com Joelma Riz, esse é o princípio mais importante quando se trata de uma escola dedicada à formação de trabalhadores da saúde pública.

“Os processos formativos podem impactar fortemente na forma de trabalho nos serviços de saúde e esse é o objetivo para o qual eles são implementados. Oferecer um processo educativo que atua nesse sentido é também impactar positivamente na vida de milhares de pessoas atendidas pelo SUS”, ressaltou Joelma Riz.

Caroline Pignaton / Mayra Scarpi / Amanda Drumond