Opas e Ministério da Saúde visitam o Espírito Santo para diálogo sobre as experiência de Educação Permanente

23/06/2023 09h08

O Espírito Santo recebeu, na última semana, a visita de equipes do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Os representantes vieram ao Estado e se reuniram com representantes da Secretaria da Saúde (Sesa) e do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

As visitantes puderam vivenciar um momento importante de diálogo com atores que protagonizam a execução de experiências de educação em serviço contextualizadas à realidade e aos desafios do sistema de saúde. Há uma expectativa de que o compartilhamento das experiências contribua para o fortalecimento da Educação Permanente em nível local e nacional.

As equipes estiveram na Unidade de Saúde da Família (USF) de Divino Espírito Santo e no Hospital Estadual de Vila Velha (HESVV), ambos em Vila Velha, onde puderam conhecer as experiências de Educação Permanente do ICEPi, especialmente os programas de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) e de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ).

A agenda incluiu ainda uma visita à Escola Técnica do SUS, em Vitória, e um encontro com o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte. "É muito importante para nós que as inovações implantadas no SUS capixaba, por meio do Governo do Estado, sejam reconhecidas nacionalmente e internacionalmente. A visita dessas representantes é de extrema relevância e possibilita que novas estratégias sejam traçadas para o fortalecimento cada vez maior do sistema", disse o secretário.

A consultora nacional da Opas no Brasil, Monica Diniz Duraes, a diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges), Célia Regina Gil, a coordenadora-geral de Ações Estratégicas de Educação na Saúde, Lívia Méllo, e a coordenadora-geral de Residências em Saúde, Priscilla Azevedo, foram acompanhadas do diretor do Instituto, Fabiano Ribeiro, da gerente de Ensino, Bárbara Farias, da gerente de Inovação, Isabela Oliveira, e demais coordenações do ICEPi.

“Onde há inovação, há pesquisa e ensino. É nisso que está a assertividade das ações realizadas pelo ICEPi: vemos um desafio no Sistema Único de Saúde (SUS) e elaboramos uma resposta para ele. Foi nessa perspectiva que criamos os Programas de Residências Médicas e Multiprofissionais de forma descentralizada, por exemplo”, explicou Ribeiro ao apresentar os programas e projetos do Instituto.

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Sul de Saúde

Felipe Bezerra