Pesquisadores do ICEPI têm trabalho premiado em evento internacional

27/09/2024 15h26

Pesquisadores do Observatório da Saúde nas Redes Sociais (Observa ICEPi) participaram de um dos principais eventos de mineração de dados. Fábio Goveia, Fábio Malini, Athus Cavalini e Victoria Ferro apresentaram dois trabalhos no 16º International Conference on Advances in Social Network Analysis and Mining (ASONAM), ocorrido na Universidade da Calábria, na Itália, entre os dias 02 e 05 de setembro.

Os estudos são resultado de esforços de desenvolvimento de tecnologia e metodologias para análises de mensagens que circulam nas redes sociais abordando temáticas ligadas à saúde. Intitulado Five Patterns of Vaccine Misinformation on Telegram, o trabalho discute a circulação de desinformação sobre vacina na rede social Telegram e foi premiado como o melhor trabalho no evento do eixo “Multidisciplinar”.

Em um cenário de baixa cobertura vacinal contra a Covid-19 no Brasil, especialmente em crianças, o estudo buscou identificar e tipificar os tipos de desinformação em saúde circulados no Telegram.

Considerando o papel das plataformas digitais no processo de hesitação vacinal e diante de um cenário de infodemia, o estudo partiu da extração de cerca de 1,8 milhão de mensagens, compartilhadas em 248 canais da plataforma, por meio do uso de técnicas de ciência de dados. Realizada uma análise linguística, houve a identificação dos padrões discursivos em que predominam a desinformação em saúde e a sua relação com a polarização político-ideológica no Brasil, sendo capaz de fornecer percepções sobre o panorama geral da saúde a instituições e profissionais da área e meios de combate à desinformação.

Também foi apresentado o trabalho Insights About Radicalism on the Digital Era: A Sociological Approach, que destaca as diferentes consequências da circulação de mensagens de ódio no Telegram. Os relatórios produzidos pelo projeto Observa ICEPi estão disponíveis no site https://icepi.es.gov.br/projeto-observa-icepi

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br