Programa de Residência em Cuidados Paliativos inova na comunicação com pacientes

15/12/2022 16h12 - Atualizado em 16/12/2022 08h14

Promover a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de uma doença grave que ameace a continuidade da vida. Esse é um dos desafios da equipe de Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), da Secretaria da Saúde (Sesa). Nesse caso, uma das ações de destaque do programa é o Crachá Afetivo e o programa de rádio “Prosa Paliativa, implementados pelos residentes de atuantes no município de Jerônimo Monteiro.

Com 51 residentes em dez cenários de práticas pelo Espírito Santo, o programa do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) tem como objetivo estimular o desenvolvimento de competências em cuidado, gestão, educação e investigação em saúde, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Política Nacional de Humanização.

Ações de sensibilização e acolhimento

No caso dos residentes atuantes no município de Jerônimo Monteiro, eles têm desenvolvido uma série de ações inovadoras. Uma delas é o Crachá Afetivo, que tem uma foto de cada residente, o nome e a categoria profissional. O crachá tem como proposta permitir que os pacientes consigam visualizar o rosto do profissional da equipe que presta os cuidados (uma vez que o uso da máscara ainda é obrigatório nas unidades hospitalares), facilitando a identificação e fazendo com que o acolhimento seja mais efetivo.

Os residentes também criaram o programa de rádio “Prosa Paliativa”, que fala de temas relacionados aos Cuidados Paliativos e suas particularidades. Outras ações de destaque são as Mensagens de Acolhimento, que são cartões com palavras de apoio no momento da alta hospitalar ou possível óbito do paciente, e o Prontuário Afetivo, uma ficha que contém gostos e curiosidades sobre o paciente para aproximar a equipe e gerar a interação com quem está internado.

As ações abrangem ainda as rotinas assistenciais, que incluem visitas multiprofissionais, reuniões transdisciplinares, atendimentos individuais, com a identificação de demandas específicas, avaliações diárias com enfoque na dor total e intervenções com base no plano de cuidado de cada paciente.


Compartilhamento de experiência com outros profissionais

Os residentes também realizam o Round Paliativo, em que são feitas rápidas discussões com a equipe assistencial da UIJM, sobre procedimentos a serem realizados, pendências, objetivos e plano de cuidados dos pacientes em Cuidados Paliativos, com o intuito de melhorá-los e consolidá-los.

Neste segundo semestre, os residentes compartilharam essas ações no Seminário de Cuidados Paliativos: Residências em Saúde do Sul Capixaba, que ocorreu em 20 de agosto, no Centro Universitário São Camilo, em Cachoeiro de Itapemirim. O evento foi realizado pelo Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci) e pelo ICEPi.

“O seminário foi uma oportunidade grandiosa de interação e compartilhamento de saberes e práticas, além de uma possibilidade de discussão das ações na Rede de Atenção à Saúde do Sul Capixaba. A Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos é uma ação inovadora do ICEPi, que investe na formação de profissionais para o cuidado integral de pacientes e familiares, promovendo acolhimento, assistência e dignidade aos usuários do SUS, tanto no âmbito hospitalar quanto na Atenção Primária à Saúde. Identificamos nas ações de educação e no cuidado ferramentas importantes para melhorar a qualidade de vida da população”, salientou a coordenadora da Residência em Cuidados Paliativos na UIJM, Manoela Libardi.

Além do município de Jerônimo Monteiro, também há profissionais – divididos em duas turmas – em Vitória, no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG) e no Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (CRAI); na Serra, no Hospital Estadual Dr. Dório Silva (HEDDS) e na Unidade Regional de Saúde de Boa Vista; e em Cariacica, no Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Flexal II, Val Paraíso e Santa Fé.

A primeira turma começou em março de 2020, com 28 vagas inicialmente ocupadas, e foi concluída neste ano, com 22 especialistas formados. De acordo com a coordenadora Manoela Libardi, a previsão para 2023 é criar mais quatro campos de prática, ampliando para 14, no total.

Relatos

A preceptora da Residência Multiprofissional na Unidade Integrada Jerônimo Monteiro, Luciana Duarte, o assistente social Ramon Cassa e o enfermeiro Thiago Rezende apresentaram essas ações no seminário.

“Foi um importante evento, em que os residentes de Saúde do Sul do Estado puderam compartilhar experiências de suas práticas diárias, gerando muito aprendizado para todos nós envolvidos. Eventos como esse dão protagonismo aos residentes e destacam a residência multiprofissional como um poderoso agente promotor de uma assistência orientada para o cuidado integral do paciente no Sistema Único de Saúde”, avaliou a preceptora.

“Foi um momento muito positivo, em que tivemos a oportunidade de mostrar nosso modelo de atenção e de abordarmos o cuidado paliativo de forma ampla, uma vez que, entre o público presente, havia estudantes de medicina. Também foi um momento para desmistificar alguns temas relacionados ao cuidado paliativo e, principalmente, para mostrarmos como é possível fazer, em conjunto, um cuidado centrado no paciente e na sua família, trabalhando suas necessidades”, explicou Ramon Cassa.

“O seminário foi um momento muito enriquecedor, pois nos possibilitou muito crescimento e aperfeiçoamento profissional”, sintetizou Thiago Rezende.

Programas de Residências

As residências formam profissionais de saúde especialistas, com a promoção de atributos que possibilitam o exercício profissional com excelência nas áreas de cuidado integral à saúde, visando à melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Um dos grandes diferenciais é a oferta de cursos de residências médicas e multiprofissionais, seguindo uma visão humanista, reflexiva e crítica, qualificando os residentes para o exercício na especialidade escolhida, pautado em princípios éticos e com o conhecimento dos diferentes cenários da rede de saúde.

Os residentes contam com um processo de formação baseado em metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem, com 80% da carga horária voltadas às atividades práticas e 20% dedicadas à abordagem de temas, como a competência do cuidado, da gestão, investigação e da educação em saúde.

Programas de Residências Médicas ofertados pelo ICEPi:

  • Acupuntura;
  • Clínica Médica;
  • Medicina de Família e Comunidade;
  • Medicina Intensiva;
  • Neurocirurgia;
  • Psiquiatria na Região Metropolitana;
  • Psiquiatria na Região Sul.

Residência Multiprofissional ofertada pelo ICEPi:

  • Cuidados Paliativos;
  • Saúde Coletiva (com Ênfase em Vigilância em Saúde);
  • Saúde da Família;
  • Saúde Mental.

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi / Mariela Pitanga / Anna Carolina Otoni / Felipe Bezerra / Danielly Schulthais / Lorena Zonta