Projeto capacita Unidades de Saúde do Norte do Estado para reduzir as faltas dos pacientes

26/02/2024 15h17

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), em parceria com a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de São Mateus, vai capacitar profissionais que atuam no cadastro de pacientes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Região Norte de Saúde, para reduzir a quantidade de faltas em consultas e exames, chamado de absenteísmo. As oficinas serão realizadas nos 14 municípios da região de Saúde, pelo Projeto de Gestão do Acesso à Saúde (PGAS).

As capacitações são voltadas para servidores que trabalham nas recepções das UBS e para as coordenações da Atenção Primária à Saúde (APS) em cada cidade. Os municípios de Conceição da Barra e Pedro Canário foram os primeiros a participar, no início de fevereiro.

Já as próximas oficinas acontecem até o próximo dia 04 de março. Os treinamentos também acontecerão nas demais regiões de saúde do Estado.

Absenteísmo na Região Norte de Saúde

Em 2023, as faltas de pacientes para as vagas disponibilizadas chegaram a 23% na Região Norte de Saúde. A meta é que os municípios consigam diminuir o índice de absenteísmo, de forma progressiva, para o percentual máximo de 10% a 12% ao ano, abaixo da média nacional, que é superior a 25% de não comparecimentos.

A supervisora do PGAS na região Norte, Valquíria Venturini, destacou que o não comparecimento dos usuários dos serviços de saúde acontece por diversos motivos e um deles é em função de cadastros incompletos. Dessa forma, o primeiro passo é auxiliar na revisão de todos os cadastros realizados pelas Unidades de Saúde.

“Um cadastro completo e efetivo auxilia na localização adequada do cidadão. Nessas capacitações, pedimos que os municípios revisem os cadastros e enviem a atualização até o final de maio. O objetivo é diminuir o absenteísmo e otimizar os recursos da saúde, por meio da melhoria dos níveis dos cadastros”, informou a supervisora.

Esses cadastros, além do nome completo do usuário, devem constar o nome da mãe, data de nascimento, gênero, raça/cor, documentos de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), telefones de contato, endereço completo e a Unidade de Saúde de referência. Quando os dados estão atualizados, o agendamento de exames, consultas e remanejamentos fica mais fácil e a marcação mais efetiva.

A coordenadora do PGAS, Samilla Figueira, explicou que a revisão dos cadastros é uma das ações do projeto para o combate ao absenteísmo e que, após essa etapa, outras medidas serão adotadas em conjunto com os municípios. “Nós iremos tratar com os municípios as demais causas dessas faltas, buscando a queda gradativa dos índices municipais e regionais”, pontuou.

Entre outras causas para as faltas, Samilla citou pacientes que não são avisados em tempo hábil para comparecer ao atendimento; que não têm com quem deixar seus filhos; e também aqueles que não conseguem liberação no trabalho.

O PGAS é um dos projetos que fazem parte do Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ). O principal objetivo do programa é garantir o acesso ágil e qualificado aos leitos hospitalares, às consultas especializadas, exames complementares e procedimentos ambulatoriais aos usuários da rede hospitalar no Espírito Santo.

Também fazem parte o Núcleo Interno de Regulação (NIR), o Escritório de Gestão de Altas (EGA), a Medicina Hospitalista (MH) e o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP).

Caroline Pignaton / Mayra Scarpi / Amanda Drumond

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde