Projeto de Apoio Institucional completa dois anos com ações nos municípios

28/03/2024 15h23

Inovação, qualificação, acolhimento e estratégia. Essas são algumas palavras que exemplificam a atuação do projeto de Apoio Institucional, desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). O projeto completa dois anos neste mês de março, com ações realizadas nos municípios para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS), como visitas institucionais e atividades coletivas que envolvem, por exemplo, oficinas de educação permanente sobre temas que permeiam a APS.

Para celebrar a data, a equipe promoveu um encontro presencial com os profissionais vinculados ao projeto para a apresentação de resultados e de relatos de experiências bem-sucedidas nas regiões de atuação. O encontro aconteceu nos últimos dias 21 e 22 de março, no auditório do Instituto.

O diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, destacou que o projeto é pioneiro no Espírito Santo, promovendo a proximidade com os municípios capixabas e em alinhamento com as Superintendências Regionais de Saúde (SRS). “Em dois anos de atuação, o Apoio identificou as necessidades dos municípios e vem atuando para atendê-las. A inovação é uma descoberta, é também entender a partir da perspectiva do outro. O ICEPi atua na perspectiva da educação permanente, com formações que melhoram a qualidade dos serviços de saúde”, salientou.

A gerente de Ensino, Carolina Perez Campagnoli, também participou do evento e enfatizou que os profissionais do projeto levam políticas públicas para os municípios. “Eles constroem juntos ações assertivas, como um importante braço do Estado”, frisou.

Resultados

Em dois anos, o Apoio realizou 890 visitas institucionais aos municípios, 360 atividades coletivas e 1.140 ações de planejamento e articulação relacionados ao Programa Previne Brasil, Sistemas de Informação em Saúde, Vigilância em Saúde, programas e projetos do ICEPi e outros.

Para a coordenadora do Apoio Institucional, Manuella Riquieri, o ICEPi demonstra que não é preciso a tecnologia dura para inovar. “Nós somos o projeto de escuta ao gestor e compomos a Atenção Primária. Completar dois anos de atuação é motivo de celebração”, disse.

No encontro presencial, os apoiadores compartilharam relatos de experiências bem-sucedidas de cada região de atuação. No Norte, a equipe promoveu a qualificação de servidores municipais para a utilização de sistemas como o E-GESTOR, o Vacina e Confia e outros. Já a experiência selecionada pela equipe que atua nos municípios abarcados pela Superintendência Regional Central foi o curso para a integração da assistência voltado aos profissionais da APS e da Vigilância em Saúde em São Roque do Canaã.

Na Região Metropolitana, foram realizadas formações para gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e oficinas para a reorganização do processo de trabalho das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). No sul do Estado, os apoiadores promoveram a Mostra de Experiências Exitosas e mantêm uma agenda fixa de reuniões com os coordenadores da Atenção Primária e oficinas itinerantes nos municípios.

O encontro presencial contou ainda com a participação de algumas referências técnicas e da chefe do Núcleo Especial de Atenção Primária (Neapri) da Secretaria da Saúde (Sesa), Maria Angélica Callegario.

Entenda o projeto

O Apoio Institucional está inserido no âmbito do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS). Sustentado por meio da estratégia de gestão compartilhada, atua prioritariamente na qualificação dos processos de trabalho com os gestores municipais e trabalhadores, desenvolvendo mutuamente melhorias que perpassam por toda Rede de Atenção à Saúde.

Caroline Pignaton / Mayra Scarpi / Amanda Drumond