Projetos de inovação do ICEPi são apresentados em Congresso Internacional de Inovação em Saúde

09/04/2022 08h35 - Atualizado em 11/04/2022 13h36

As estratégias de inovação e as iniciativas do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) foram temas na 3ª Conferência Internacional de Inovação em Saúde, que aconteceu no Rio Grande do Norte. A apresentação foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

Durante o evento, o secretário abordou a estrutura legal e as possibilidades do Marco Legal da Inovação, além das facilidades de um Instituto de Ciência e Tecnologia no fomento e execução de projetos de inovação. Outro ponto de destaque foi a abrangência do ICEPi, que atualmente tem termos de cooperação com os 78 municípios capixabas, e conta com 51 projetos e 1.952 membros de projetos. Também foi apontado o papel fundamental do Instituto no ecossistema de inovação.

"Em 2018, tínhamos a quinta pior cobertura da Estratégia Saúde da Família do país e, hoje, temos a quinta melhor do Brasil, porque na pandemia iniciamos uma formação de profissionais de saúde nos municípios que aumentou o campo de prática, aliando o ensino em serviço ao acesso da população", complementou.

Fernandes apontou o avanço em relação à Regulação Formativa, projeto que contribui para a estruturação e a reorganização da integração entre importantes pontos de atenção, desde a Atenção Primária à Saúde (APS), a Atenção Ambulatorial Especializada e aos Núcleo de Internos de Regulação das unidades da rede própria, por meio do referenciamento e compartilhamento de informações entre os profissionais.

"Implantamos e integramos projetos nos hospitais e nas unidades de saúde. Hoje, 92% dos pacientes que entram na regulação aguardam menos de 24 horas para serem atendidos por especialistas", explicou durante a apresentação.

O secretário pontuou também o investimento realizado em inovação e pesquisa na saúde do Espírito Santo. “O Programa Estadual de Bolsas de Estudo, Pesquisa e Extensão Tecnológica no Sistema Único de Saúde (PEPiSUS) já investiu mais de 50 milhões de reais em projetos e programas de ensino, pesquisa e inovação", disse.

A 3ª Conferência Internacional de Inovação em Saúde, promovido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte teve como tema central “Sistemas de Resiliência: o impacto social da inovação em saúde”.

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br