Reestruturação do acesso à Atenção Primária à Saúde é tema de reunião entre NEAPRI, ICEPi e municípios

18/08/2021 17h22 - Atualizado em 13/09/2021 16h08

A reestruturação do acesso à Atenção Primária à Saúde (APS) no Espírito Santo foi o tema da reunião entre representantes da Secretaria da Saúde (Sesa), do Núcleo Especial de Atenção Primária (NEAPRI), do Instituto Capixaba de Ensino Pesquisa e Inovação (ICEPi), e dos 11 municípios com mais de 70 mil habitantes.

Secretários e gestores da Saúde de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória participaram do evento, realizado na última sexta-feira (13), na Sesa, em Vitória, assim como membros do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

O secretário de Estado da Saúde e vice-presidente do Conass Sudeste, Nésio Fernandes, participou da reunião. “Nós temos aqui no Estado um contexto de foco e de estímulo à atenção primária”, disse. 

Já o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, destacou a importância da ação. “O importante é ter um alinhamento entre a equipe do instituto e a equipe de gestão local no município, para que possam organizar o processo de trabalho. Essa cooperação fortalece o trabalho de todos”, afirmou.

O projeto de reestruturação do acesso à Atenção Primária à Saúde, coordenado pelo Neapri, terá a duração de seis meses. “O projeto tem como objetivos fortalecer as estratégias de saúde da família, organizar os fluxos de acesso à atenção especializada, capacitar os profissionais dos municípios e, como resultado, melhorar o acesso da população aos serviços de saúde”, explicou a coordenadora do projeto, Maria Fernanda Moratori Alves.

“Iniciamos com esse primeiro encontro com os municípios para apresentar o projeto. A partir daí, estamos fazendo reuniões com cada equipe municipal para identificar os problemas em relação à atenção primária. Nos próximos meses, iniciando em setembro, teremos um novo encontro para o Conass reforçar a metodologia e apresentarmos os ciclos de planejamento e execução, com as equipes das secretarias municipais de saúde e da Sesa”, reforçou a coordenadora.

Além disso, a reestruturação e o alinhamento fazem parte do trabalho integrado com os programas de Residência Médica e Multiprofissional e de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) junto aos municípios capixabas. Os facilitadores de Planificação da Atenção à Saúde do Conass, Eliane Chomatas e Wagner Fulgêncio Elias, contribuíram no evento para organizar o acesso à Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (RAVS), por meio da qualificação dos macroprocessos da APS, de forma integrada com a Atenção Especializada (AE) e Atenção Hospitalar (AH).

“Esse momento foi importante, porque tivemos um alinhamento geral de todos os participantes e para pensar nas agendas dos gestores juntos à Sesa. Depois desse momento, detalharemos um cronograma de ação, entendendo à realidade e à estrutura de cada município”, disse Eliane Chomatas. 

“O ICEPi tem um papel importantíssimo por conta da atuação na formação com os profissionais. Por isso, é importante termos esse alinhamento sempre”, ressaltou o secretário de Saúde de São Mateus, Henrique Luis Follador. 

 O Conass

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que se pauta pelos princípios que regem o direito público e que congrega os secretários de Estado da Saúde e seus substitutos legais, enquanto gestores oficiais das Secretarias de Estado da Saúde (SES) dos Estados e do Distrito Federal. Os principais objetivos do Conass são fortalecer as secretarias, torná-las mais participativas na reconstrução do setor saúde e representá-las politicamente.

 

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi 

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br