Representantes da Fundação Estadual de Saúde de Sergipe conhecem experiência capixaba na educação permanente
Representantes da Fundação Estadual de Saúde de Sergipe (Funesa) realizaram uma visita técnica no Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), nos dias 14 e 15 de maio, para conhecer os programas e projetos na perspectiva da educação permanente e da inovação.
Estiveram na sede do instituto, em Vitória, a diretora-geral da Funesa, Carla Fontes; o diretor-operacional da instituição, Caique Costa; a superintendente da Escola de Saúde Pública do Sergipe (ESP-SE), Daniele Travassos; e a editora-chefe da Revista Sergipana de Saúde Pública, Sheila Barroso. A ESP é parte integrante da fundação e conta também com uma revista científica.
Durante a visita, membros do ICEPi apresentaram as formações ofertadas e também o Sistema de Gestão Acadêmica (SGA), utilizado para gerenciar o número de matriculados, o cadastro dos cursos, a emissão de certificados e outras funcionalidades. A comitiva sergipana também compartilhou as experiências da Funesa, como o funcionamento de sua revista científica e a atuação da ESP-SE.
De acordo com o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, o instituto se consolidou como uma referência nacional e até internacional na formação de profissionais ao longo desses cinco anos de existência, o que permite momentos de trocas de experiências. “Isso contribui para a disseminação de práticas inovadoras dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), que beneficiam os profissionais e, principalmente, a população”.
A gerente de Ensino, Carolina Perez, e o gerente de Inovação, Ricardo Costa, também participaram da agenda para detalhar a atuação dos programas e projetos.
Troca de experiências
A diretora-geral da Funesa, Carla Fontes, avaliou que a vinda ao Espírito Santo foi muito importante para o fomento de ideias que serão levadas para a Escola de Saúde Pública do Sergipe (ESP-SE).
“O objetivo foi compreender como é feita a inovação e as pós-graduações, pois queremos levar para o nosso estado. Então, conhecer de perto, trocar experiências e saber o desenvolvimento de cada programa foi de grande valia”, completou.
Já a superintendente da Escola de Saúde Pública do Sergipe (ESP-SE), Daniele Travassos, destacou que um dos principais pontos de interesse da comitiva foi o SGA e que também foi apresentado ao ICEPi o modelo de fundação utilizado pela instituição. “Essa partilha de conhecimentos fortalece o nosso SUS”, frisou.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br