Representantes da Fundação Estadual de Saúde de Sergipe conhecem experiência capixaba na educação permanente

03/06/2024 16h52 - Atualizado em 04/06/2024 09h09

Representantes da Fundação Estadual de Saúde de Sergipe (Funesa) realizaram uma visita técnica no Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), nos dias 14 e 15 de maio, para conhecer os programas e projetos na perspectiva da educação permanente e da inovação.

Estiveram na sede do instituto, em Vitória, a diretora-geral da Funesa, Carla Fontes; o diretor-operacional da instituição, Caique Costa; a superintendente da Escola de Saúde Pública do Sergipe (ESP-SE), Daniele Travassos; e a editora-chefe da Revista Sergipana de Saúde Pública, Sheila Barroso. A ESP é parte integrante da fundação e conta também com uma revista científica.

Durante a visita, membros do ICEPi apresentaram as formações ofertadas e também o Sistema de Gestão Acadêmica (SGA), utilizado para gerenciar o número de matriculados, o cadastro dos cursos, a emissão de certificados e outras funcionalidades. A comitiva sergipana também compartilhou as experiências da Funesa, como o funcionamento de sua revista científica e a atuação da ESP-SE.

De acordo com o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, o instituto se consolidou como uma referência nacional e até internacional na formação de profissionais ao longo desses cinco anos de existência, o que permite momentos de trocas de experiências. “Isso contribui para a disseminação de práticas inovadoras dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), que beneficiam os profissionais e, principalmente, a população”.

A gerente de Ensino, Carolina Perez, e o gerente de Inovação, Ricardo Costa, também participaram da agenda para detalhar a atuação dos programas e projetos.

Troca de experiências

A diretora-geral da Funesa, Carla Fontes, avaliou que a vinda ao Espírito Santo foi muito importante para o fomento de ideias que serão levadas para a Escola de Saúde Pública do Sergipe (ESP-SE).

“O objetivo foi compreender como é feita a inovação e as pós-graduações, pois queremos levar para o nosso estado. Então, conhecer de perto, trocar experiências e saber o desenvolvimento de cada programa foi de grande valia”, completou.

Já a superintendente da Escola de Saúde Pública do Sergipe (ESP-SE), Daniele Travassos, destacou que um dos principais pontos de interesse da comitiva foi o SGA e que também foi apresentado ao ICEPi o modelo de fundação utilizado pela instituição. “Essa partilha de conhecimentos fortalece o nosso SUS”, frisou.

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br