Residentes apresentam projetos de intervenção realizados nos territórios de atuação

19/12/2023 16h12

Os resultados dos projetos de intervenção realizados ao longo de dois anos de residência foram apresentados na III Mostra de Resultados dos Projetos Aplicativos dos Programas de Residências Multiprofissionais do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), nas últimas quarta (13) e quinta-feira (14). Ao todo, 34 projetos foram desenvolvidos em nove municípios capixabas, de todas as regiões do Estado, que visam melhorar processos e serviços para beneficiar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Cerca de 100 residentes em Cuidados Paliativos, Saúde Coletiva, Saúde da Família e Saúde Mental apresentaram os resultados durante a Mostra, que aconteceu de forma on-line.

Na abertura, o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, destacou o apoio do Governo do Estado para o desenvolvimento dos Programas de Residências. “Os projetos se aplicam aos serviços de saúde em que os residentes atuam, trazendo novas soluções. As nossas residências ganharam notoriedade inclusive no ‘Fórum Regional: Aliança pela Atenção Primária à Saúde nas Américas’, no Uruguai, como uma experiência de formação interprofissional inovadora”, disse.

Também participaram do evento a gerente de Ensino, Carolina Perez Campagnoli, e a coordenadora dos Programas de Residências, Juliana Mariano, que destacaram a parceria com os municípios capixabas como essencial para o desenvolvimento do ensino em serviço no âmbito das residências.

Representando o Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES), a secretária executiva Marfisa Machado de Novaes disse, durante a abertura da mostra, que espera que mais municípios sejam beneficiados pela estrutura desenvolvida pelo instituto. “Os Programas de Residências são importantes para o SUS e sou uma defensora dessa metodologia implantada pelo ICEPi, de formação em ação”, completou.

Projetos Aplicativos

Os projetos são desenvolvidos em grupo, ao longo de dois anos, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros onde os residentes atuam. As temáticas são diversas, como a redução de alta prevalência de doenças crônicas em idosos, a qualificação da abordagem em saúde mental de adolescentes, os cuidados paliativos, as estratégias para o enfrentamento do sofrimento psíquico das mulheres. A taxa de prevalência de casos de arboviroses e a implementação de estratégias de enfrentamento da violência interpessoal e autoprovocada, também foram trabalhados.

Para a residente em Saúde da Família Priscilla Bandeira, o projeto contribui para o entendimento do território de atuação e das demandas da comunidade. “Elaboramos um projeto para trazer qualidade de vida para os pacientes. É ótimo recapitular o que foi feito e mostrar os resultados que tivemos, pois nos dá a sensação de dever cumprido. Também é muito importante ver o que foi feito pelos outros residentes”, disse.

Em janeiro de 2024, os profissionais apresentam os Trabalhos de Conclusão da Residência (TCR) e concluem sua formação.

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos