Residentes em formação no ICEPi apresentam 135 trabalhos de Conclusão de Residências

04/02/2026 14h22

A 5ª turma dos Programas das Residências Médicas, Multiprofissionais e Uniprofissional do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) encerra o seu ciclo de formação no final de fevereiro. Antes da solenidade de formatura, os residentes apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Residência (TCR’s) na modalidade on-line. As apresentações tiveram início nessa segunda-feira (02) e seguem até a próxima terça-feira (10), nos turnos matutino, vespertino e noturno, com 135 produções.

Durante a cerimônia de abertura, na segunda-feira (02), foi realizada a conferência magna “Pesquisa em Saúde Coletiva: da evidência científica às decisões no serviço público”, ministrada pela pesquisadora Tamires dos Santos Vieira, que é doutora em Biotecnologia e Saúde e mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Como explicou a gerente de Ensino do ICEPi, Carolina Perez Campagnoli, os trabalhos finais dos residentes são feitos a partir de parcerias que os profissionais estabelecem ao longo da formação, de forma a se comprometerem com os seus respectivos campos de prática. “Lembrem-se de tentar transbordar o trabalho de conclusão da Residência para outros locais. Então, apliquem esse conhecimento para que nós consigamos atingir cada vez mais espaços com essa formação de excelência”, disse a gerente de Ensino, Carolina Perez Campagnoli.

Durante os períodos de formação, que duram de dois a três anos, os profissionais estiveram em campos de prática em diferentes regiões do Estado para o atendimento dos usuários do SUS. Os TCRs são a etapa final para os residentes encerrarem suas atividades.

Os projetos transformam o conhecimento em soluções práticas, segundo a supervisora do ‘Pesquisa +’, Tahyna Deps Almeida. “Esses trabalhos nascem do cotidiano e dialogam com as necessidades reais da população. Por isso, precisamos pensar como a nossa pesquisa científica está retornando para o serviço, entregando esse resultado para aquele lugar e promovendo as transformações necessárias”, explicou.

Ao todo, serão apresentados 135 trabalhos de conclusão de profissionais das Residências Multiprofissionais em Saúde da Família; Saúde Coletiva; Saúde Mental e Cuidados Paliativos; e das Residências Médicas em Medicina de Família e Comunidade, Psiquiatria; Medicina Intensiva e Clínica Médica.

Entre as temáticas abordadas para a elaboração dos trabalhos apresentados estão: febre do oropouche; o impacto da relação profissional-paciente na adesão ao tratamento da tuberculose; a caracterização de internações psiquiátricas de mulheres; a vigilância em saúde como ferramenta de enfrentamento ao racismo; o impacto da diabetes gestacional na saúde materna e neonatal; o perfil epidemiológico da chikungunya no Espírito Santo; o planejamento do enfermeiro no cuidado a idosos acamados e domiciliados; as intervenções nutricionais em pacientes com disfagia em cuidados paliativos, entre outros.

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Wing Costa / Mayra Scarpi / Cecília Ribeiro

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br