Residentes médicos e multiprofissionais apresentam Trabalhos de Conclusão da Residência

16/02/2023 07h51 - Atualizado em 27/02/2023 15h27

Os meses de janeiro e fevereiro foram marcados por muitas apresentações de trabalho dos residentes da Secretaria da Saúde (Sesa). Promovido pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), mais de 50 apresentações de Trabalhos de Conclusão das Residências (TCRs) foram apresentados. A expectativa é de que mais de 100 alunos concluam as residências ofertadas pelo Estado ainda este ano.

“Muitos desses profissionais acabam retornando aos programas do próprio ICEPi, seja para realizar uma nova residência ou mesmo ingressar no programa para atuação na atenção primária, pelo Qualifica-APS, por exemplo. Assim, o Sistema Único de Saúde (SUS) se fortalece com profissionais especialistas”, ressaltou a coordenadora dos Programas de Residências, Juliana Mariano.

As apresentações aconteceram de forma remota e contaram com a presença de residentes dos programas de Residência Multiprofissional da Saúde Coletiva, da Saúde da Família, Saúde Mental e de Cuidados Paliativos, além de alunos das Residências Médicas em Psiquiatria e Medicina de Família e Comunidade.

Os trabalhos apresentaram temáticas, como “Saúde da Família e Cuidados Paliativos: Narrativa de Experiência e Reflexão à Temática”; “Perfil epidemiológico dos eventos adversos relacionados à saúde antes e durante a pandemia de Covid-19”; “Perfil epidemiológico de crianças expostas ao vírus da Imunodeficiência Adquirida (HIV) e de suas mães no Estado do Espírito Santo, 2020 e 2021”; e “Atuação do Fisioterapeuta na Atenção Básica, na perspectiva da Residência: Um relato de experiência”; e “Atenção ao Comportamento Suicida nos Centros de Atenção Psicossocial: Uma revisão de escopo”, entre outras.

Os trabalhos desenvolvidos pelos residentes, segundo Juliana Mariano, são avaliados ao longo de todo o processo de orientação, com a duração de dois anos. Ao fim deste prazo, é realizada a apresentação do trabalho de conclusão, com avaliação feita por uma banca formada por profissionais da área.

Programas de Residências Médicas e Multiprofissionais

As Residências Médicas e Multiprofissionais têm como objetivos promover a qualidade e alcançar a integralidade de ações em saúde ofertadas aos usuários do Sistema Único de Saúde, por meio de uma formação especializada.

Um dos diferenciais do programa é o cenário de prática, formando profissionais no serviço e com conhecimento dos cenários da rede de saúde. Com isso, é possível capacitar os residentes em áreas específicas de formação e integrar com demais áreas profissionais.

Os residentes têm o processo de formação baseado em metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem, com 80% da carga horária dedicadas para as atividades práticas e 20% dedicadas para a abordagem de temas, como a competência do cuidado, da gestão, da investigação e da educação em saúde.

Os programas de residência são ofertados em modalidades de ensino de pós-graduação e são destinados para as seguintes especialidades:

• Residências Médicas
Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade
Residência Médica em Psiquiatria
Residência Médica em Acupuntura
Residência Médica em Pediatria
Residência Médica em Clínica Médica
Residência Médica em Medicina Intensiva
Residência Médica em Neurocirurgia

• Residências Multiprofissionais:
Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva
Residência Multiprofissional em Saúde da Família
Residência Multiprofissional em Saúde Mental
Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Gabriel Torobay / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br