Residentes participam da criação de novos protocolos para atendimento de pacientes

10/02/2023 14h50 - Atualizado em 13/02/2023 08h22

A formação de profissionais especialistas, a partir de metodologias inovadoras, uma das premissas dos Programas de Residências Multiprofissionais, desenvolvidas pela Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), tem sido muito bem aplicada entre a equipe de Cuidados Paliativos. Atualmente, 42 profissionais em formação pelo Programa participaram da criação de 12 novos protocolos de atendimento.

A coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos, Manoela Libardi, informou que os protocolos têm o objetivo de melhorar os processos de trabalho nos serviços de saúde no âmbito da atenção hospitalar e da Atenção Primária à Saúde (APS). “A elaboração de novos protocolos vai ao encontro das necessidades de cada serviço, território e demandas de pacientes e familiares”, ressaltou.

Os protocolos ajudam na avaliação dos processos de trabalho nos serviços de saúde, fortalecendo a implementação da inovação na saúde, com a redução do tempo de execução das atividades e a ampliação da qualidade nos serviços.

Com o objetivo de sistematizar o fluxo de trabalho das equipes nas Unidades Básicas de Saúde, foi criado o protocolo de Atendimento da Equipe Multiprofissional em Cuidados Paliativos na Atenção Primária à Saúde (APS). A implementação desse protocolo auxilia para que os atendimentos possam ser mais padronizados, facilitando o acolhimento e o monitoramento.

Além disso, os profissionais conseguem identificar de forma mais oportuna as demandas dos pacientes, com a elaboração do plano de cuidados e as prescrições individuais com mais agilidade.

“Essa elaboração de protocolos também é pensada para as novas turmas de residências que vão entrar, pois é essencial para a garantia da padronização de tarefas a serem realizadas com os pacientes, usuários e trabalhadores do SUS”, destacou o assistente social Tarcísio Borges, que participou da criação.

Para o protocolo de Feridas e Curativos, o objetivo foi a garantia da assistência adequada no cuidado com as feridas. “As colaborações dos alunos favorecem a integração dos residentes nos fluxos de trabalho e com a equipe atuante, além de auxiliar cada discente dentro das profissões e do desenvolvimento das atividades, tornando-se protagonistas das suas próprias trajetórias na residência”, disse a preceptora da residência e responsável pelos residentes, Marina Dardengo.


Os 12 protocolos de atendimento criados são: protocolo de visita assistida; de conferência familiar; de oxigenoterapia no adulto e no idoso; de ventilação não invasiva; de fisioterapia na Covid-19; do serviço de fonoaudiologia; de transição de alta; de consistência alimentar; de aplicação da avaliação e reavaliação de disfagia em adultos e idosos; de transição de alta e cuidados; de atendimento da Equipe Multiprofissional em Cuidados Paliativos na Atenção Primária à Saúde (APS); e de feridas e curativos.

Programas de Residências

O programa de Residências Médicas e Multiprofissionais faz parte do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) e teve início em março de 2020. O objetivo é formar profissionais de saúde especialistas de maneira descentralizada, garantindo a todas as regiões do Espírito Santo uma formação profissional de qualidade e metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem, possibilitando a fixação de profissionais fora da Região Metropolitana.

Os programas de residência são ofertados em modalidades de ensino de pós-graduação e são destinados para as seguintes especialidades:

Residências Médicas

  • Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade
  • Residência Médica em Psiquiatria
  • Residência Médica em Acupuntura
  • Residência Médica em Pediatria
  • Residência Médica em Clínica Médica
  • Residência Médica em Medicina Intensiva
  • Residência Médica em Neurocirurgia

Residências Multiprofissionais

  • Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva
  • Residência Multiprofissional em Saúde da Família
  • Residência Multiprofissional em Saúde Mental
  • Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Gabriel Torobay / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br 

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Central de Saúde
Lorena Zonta