Saúde apresenta projetos inovadores na 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

28/03/2024 15h55

A atuação inovadora da Secretaria da Saúde (Sesa) foi um dos destaques da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que aconteceu nessa terça (26) e quarta-feira (27), na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. O evento foi promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), em parceria com instituições de pesquisa, universidades e entidades do setor privado.

O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, participou da palestra “Estruturação e expansão de complexos tecnológicos em saúde”, e explicou como a pasta vem inovando por meio da atuação da Fundação iNOVA Capixaba e do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

“A inovação não é só tecnologia. É fazer melhor, com expertise, focando mais no aperfeiçoamento do que na invenção. Nós temos inovação na gestão, como é o caso das duas instituições: a Fundação tem um modelo de gestão hospitalar focado na experiência do usuário, na humanização e também na prevenção de riscos, já o ICEPi articula ações de ensino, pesquisa e inovação para responder aos desafios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou o secretário.

Duarte citou iniciativas do instituto, como o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), o Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ), o Complexo de Saúde do Norte, o Observa ICEPi, o aplicativo Gota de Vida e outras.

O secretário também apresentou a experiência em telessaúde na área de neuropediatria, realizada pelo Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) e pelo Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), que aumentou a oferta de consultas na área de 200 para três mil por mês.

Também participaram da mesa o diretor de Assistência, Ensino, Pesquisa e Inovação da Fundação iNOVA, Diego Gomes Conte, o diretor-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Rodrigo Varejão, e do diretor-executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (URFN), Ricardo Valentim.

Valentim destacou a atuação do Espírito Santo no combate à pandemia da Covid-19 e, principalmente, o sistema Vacina e Confia, desenvolvido em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais).

Desafios da Inovação Tecnológica

No primeiro dia de conferência, o diretor-geral do ICEPi, Fabiano Ribeiro, foi o mediador da aula magna com o tema “Desafios da Inovação Tecnológica na Saúde do Estado do Espírito Santo”, que contou com a participação do ex-secretário de Saúde, do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes e da coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Faculdade de Direito da Vitória (FDV), Elda Coelho de Azevedo Bussinguer.

“A maior conquista social que temos é o SUS e o setor público implementa ciência, tecnologia e inovação de forma ética para beneficiar a população. Este é nosso atual desafio”, afirmou Ribeiro.

5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

A Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) é um evento que reúne diversos atores envolvidos no cenário da ciência, tecnologia e inovação em nível estadual com o objetivo principal de promover o debate, a troca de experiências e a formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador da região.

Paralela à conferência, também acontece na Ufes a 2ª edição da InovaES – Feira para o Movimento de Cidades Inteligentes e Inovadoras, onde mais de 20 startups de várias regiões do país apresentaram soluções criativas e inovadoras para o desenvolvimento das cidades.

Caroline Pignaton / Mayra Scarpi / Amanda Drumond