Saúde certifica docentes da primeira turma de especializações do Qualifica-APS

23/06/2023 11h56

Para celebrar a conclusão das especializações em Saúde da Família e Comunidade, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), entregou as declarações para os docentes-assistenciais que conduziram as formações em serviço. Foram 16 enfermeiros e oito cirurgiões-dentistas que atuaram como docentes-assistenciais, contribuindo na formação de cerca de 430 profissionais nos Cursos de Especialização em Enfermagem e em Odontologia, com ênfase em Saúde da Família e Comunidade, durante 13 meses.

A cerimônia aconteceu na última semana, no auditório do ICEPi, e contou com a presença do diretor Fabiano Ribeiro; da gerente de Ensino, Bárbara Farias; da gerente de Inovação, Isabela Oliveira; das coordenações do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) e demais membros do Instituto.

Os docentes são responsáveis por organizar, planejar e conduzir a formação em serviço a partir da adoção de metodologias de ensino-aprendizagem contextualizadas à realidade da Atenção Primária à Saúde (APS) estadual. A principal novidade do Programa é o componente de educação como estratégia para aumentar a resolutividade e qualidade dos atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A conclusão das especializações é um passo importante dado pelo ICEPi no caminho do ensino em serviço e também na inovação para a atenção aos usuários do SUS. A entrega das declarações para os docentes-assistenciais é mais um momento de celebração desse momento histórico para a saúde capixaba. A atuação desses profissionais é de extrema importância para as temáticas trabalhadas mês a mês nas formações”, destacou Ribeiro.

Percepção dos profissionais
Para a enfermeira e docente-assistencial Alana Araújo, o mais gratificante ao longo dos 13 meses foi observar as modificações provocadas pela atuação do Qualifica-APS nos territórios. “Acredito muito na proposta inovadora de qualificar no trabalho. Diante da complexidade dos processos de saúde e doença e dos desafios diários na Estratégia de Saúde da Família (ESF), ter profissionais qualificados para responder às necessidades da população e gerar satisfação tem sido um privilégio para mim enquanto docente”, disse.

O docente-assistencial da Odontologia Anderson Milanezi concorda que o Programa tem transformado a realidade dos profissionais de saúde e também da população atendida nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Por meio dessa educação permanente, nossos profissionais desenvolvem habilidades que qualificam o acesso e o atendimento aos pacientes nessas unidades, fazendo com que o profissional odontólogo extrapole os limites da cadeira odontológica e faça um trabalho integrado com toda a equipe de saúde, beneficiando a população”, frisou.

Cursos de especialização
O Componente de Provimento e Fixação de Profissionais, do Qualifica-APS, promoveu a formação de cerca de 700 novos profissionais que concluíram os Cursos de Especialização em Saúde da Família e Comunidade, nas áreas de Medicina, Enfermagem e Odontologia, em março deste ano. Os profissionais apresentaram Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) frutos de produtos de suas experiências, ideias de melhorias nos serviços e estudos de revisão sobre assuntos importantes para a APS, em que atuaram durante o período da formação em serviço.

Atualmente, 1.200 profissionais estão realizando os Aperfeiçoamentos em Saúde da Família nas áreas de Medicina, Enfermagem e Odontologia, por meio do Qualifica-APS.