Sesa apresenta Plano Decenal da Atenção Primária à Saúde em evento do Cosems

13/04/2022 09h43 - Atualizado em 13/04/2022 13h57

O Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES) realizou, nos dias 06, 07 e 08 de abril, o VI Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde, a V Mostra “Espírito Santo, aqui tem SUS” e o II Seminário da Nova Atenção Primária à Saúde Capixaba.

O evento reuniu, no Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins, gestores municipais de Saúde, técnicos municipais e da Secretaria da Saúde (Sesa) para debater temáticas ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O governador Renato Casagrande participou de forma remota da abertura do evento. "Vocês foram fundamentais para a gestão da pandemia da Covid-19 em cada município e acompanharam de perto o trabalho e os resultados que tivemos. São importantes avanços para a saúde, por exemplo, a ampliação das Equipes de Estratégia de Saúde da Família, a qualificação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde e tantos outros que estão trazendo inovação na gestão e promovendo melhorias na assistência”, disse.

Durante o evento, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, apresentou o Plano Decenal da APS (Plano SUS APS +10), estabelecido pelo Decreto Nº 5010-R, além de destacar a atuação do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

O plano prevê, entre outras diretrizes, a garantia da universalidade do cuidado cobertura plena da estratégia da saúde da família no Estado do Espírito Santo.

De 2015 a 2018, houve uma estagnação da ESF no Estado, o que levou o Espírito Santo à quinta pior colocação da cobertura no Brasil. Com o fortalecimento da APS promovido pelo ICEPi, houve um incremento de 1.022 profissionais médicos, enfermeiros, dentistas atuando nos municípios fortalecendo a Estratégia de Saúde da Família. Hoje, o estado tem a quinta melhor cobertura do Brasil, com 77% da população capixaba cadastrada vinculada a uma equipe de ESF.

O secretário explicou outros programas desenvolvidos pelo ICEPi. "A Autorregulação Formativa Territorial e o Qualifica-APS fazem parte do ecossistema de inovação e transformam os serviços de saúde no território. É preciso que cada gestor também se reconheça como parte do ecossistema de inovação", enfatizou.

Os membros do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) e do Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ) participaram da programação do evento, apresentaram as atuações do ICEPi e reuniram-se com os gestores.

"Estamos desenvolvendo muitas ações em parceria com o Cosems, como reuniões e congressos. Só temos a ganhar com essa parceria e somos sensíveis em apoiar os municípios nos desafios que enfrentam. Por meio da equipe técnica, o ICEPi busca cada vez mais apoiar e qualificar o processo de gestão municipal, com escuta qualificada e um atendimento personalizado. Essa parceria faz com que os projetos sejam cada vez melhores", afirmou o diretor Fabiano Ribeiro.

"Esse momento de diálogo com os municípios é muito importante. Tivemos um contato mais próximo, conversamos, criamos vínculo e ampliamos nossa resolutividade. Isso nos ajuda a pensar os processos de trabalho e o que podemos melhorar”, frisou a coordenadora do Provimento e Fixação de Profissionais, do Qualifica-APS, Thaís Maranhão.

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi