Sesa recebe CONASS e Ministério da Saúde para 1ª Oficina de Transição Digital em Saúde

08/02/2024 14h32 - Atualizado em 09/02/2024 14h33

Entre os projetos prioritários do Governo do Espírito Santo para o Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba está a execução do “SesaDigital”, como forma de fortalecer a melhoria dos serviços, otimizar os recursos e ampliar a transparência. Nesse sentido, a Secretaria da Saúde (Sesa) promoveu, nos dias 05 e 06 de fevereiro, a 1ª Oficina de Transição Digital em Saúde no Estado, em encontro que contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

A 1ª Oficina de Transição Digital em Saúde tem por objetivo promover a construção de um plano de ação da Sesa visando identificar necessidades e oportunidades dentro da estratégia de saúde digital no SUS, apresentando o diagnóstico situacional de todas as áreas da Secretaria.

O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, lembrou, em sua fala, que a transformação digital visa beneficiar especialmente o usuário. “A população é a principal a ser beneficiado com a iniciativa capixaba. Estou muito feliz por todos aqui presentes estarem pensando e planejando a melhoria do nosso acesso”, disse.

Além da presença dos subsecretários da Sesa, da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) e do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), estiveram presentes os consultores da Secretaria de Informação e Saúde Digital, do Ministério da Saúde, Daniel Medrado e Paulo Setúbal; e os assessores técnicos do Conass, Nereu Henrique Mansano e Felipe Ferré.

Mansano foi responsável pela apresentação do cenário nacional sobre a Estratégia de Saúde Digital, mostrando os aspectos normativos e a governança tripartite em face das políticas nacionais do Programa SUS Digital, do órgão federal. “Pretendemos fazer um processo de apoio a todas as secretarias estaduais na implementação dos planos de transformação digital. A ideia desse encontro é que possamos falar as mesmas linguagens e conhecer as necessidades e dificuldades, considerando todas as áreas técnicas da Sesa”, disse.

Ao longo dos dois dias, as subsecretarias apresentaram os desafios, oportunidades e expectativas para o caminho da transformação digital em cada área, e puderam realizar discussões e observar o potencial de integração, além de compartilhar experiências, buscando otimizar processos e aprimorar a qualidade dos serviços.

Iniciativa capixaba vai ao encontro de proposta do Ministério da Saúde

Em iniciativas semelhantes, as propostas de uma saúde mais digital têm sido desenvolvidas pelo Espírito Santo e também no Ministério da Saúde. Pelo órgão federal, o Programa SUS Digital Brasil, feito em conjunto com o CONASS e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais (CONASEMS), tem como objetivo de transformar o sistema digital do SUS, favorecendo o acesso universal e equitativo. A proposta foi pactuada em 2023 em Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e aguarda publicação da portaria pelo Ministério.

Indo ao encontro, o Espírito Santo trabalha para uma transformação digital no SUS capixaba, de forma a integrar sistemas para melhorar serviços, otimizar recursos, promover mais qualidade, acesso e transparência aos processos.

O assessor técnico do Conass, Felipe Ferré, explicou que os capixabas podem ser um exemplo nesse processo de transformação digital no País. “Os municípios, estados e Governo Federal estão apostando num plano de transformação digital para o Brasil. E o Espírito Santo pode ser um exemplo aos demais, podendo teorizar o processo de transformação digital. De forma a integrar as áreas, comunicar e informar”, afirmou.

Processos de transformação digital em projetos desenvolvidos pela Sesa

A Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), da Secretaria da Saúde (Sesa), é um importante setor para a consolidação da transição digital em saúde no Estado. Projetos já em desenvolvimento têm auxiliado o SUS capixaba a caminhar na implementação, cada vez mais presente, do digital em processos de saúde.

Durante a Oficina, profissionais do setor apresentaram projetos já desenvolvidos e em desenvolvimento. “A transformação digital na saúde capixaba já vem ocorrendo há alguns anos, e muito potencializado pela pandemia da Covid-19, quando precisamos intensificar os processos digitais. E são processos que continuam, como o importante investimento da Sesa em infraestrutura e segurança digital”, destacou o gerente do setor, Marcio Merçon.

De acordo com Merçon, esses processos passam também pelo desenvolvimento do sistema de prontuário eletrônico a ser implantado nas unidades hospitalares, nos núcleos de especialidades, nos hemocentros, entre outros. Além do desenvolvimento de sistemas para gerenciamento e acompanhamento de projetos, e outro que busca integrar os dados e interoperar os diversos sistemas utilizados na saúde.

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br