Transformação social e cuidado humanizado: ICEPi leva nova abordagem à saúde mental em Cachoeiro de Itapemirim

24/06/2025 10h51 - Atualizado em 31/07/2025 10h51

Enquanto o estigma e a exclusão ainda cercam o cuidado em saúde mental, um projeto desenvolvido em Cachoeiro de Itapemirim vem provando que é possível transformar realidades com empatia, vínculo e inclusão. Em parceria com o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II do município está promovendo ações que colocam os usuários no centro do cuidado e da vida em comunidade.

Mais do que oferecer tratamento clínico, a iniciativa tem como foco a reinserção social dos usuários com transtornos mentais, fortalecendo a autoestima, a autonomia e os vínculos afetivos. O próximo encontro já tem data marcada: nesta quarta-feira (25), o grupo participará de uma sessão de cinema em Cachoeiro de Itapemirim, mais uma vivência que fortalece o pertencimento social e o acesso à cultura.

Cerca de 30 pessoas participam ativamente das atividades, entre elas pacientes em diferentes estágios de recuperação, alguns mais autônomos, outros ainda bastante debilitados. Em comum, todos demonstram envolvimento, alegria e entusiasmo pelas experiências vividas.

A proposta é fruto do trabalho desenvolvido por residentes em Saúde Mental do ICEPi, que unem formação prática e sensibilidade humana para transformar o cotidiano dos serviços de saúde mental no SUS. “Este projeto vai além do cuidado clínico. Ele promove a inclusão social e abre caminhos para que essas pessoas reconstruam suas histórias e participem ativamente da vida comunitária”, afirma a residente e idealizadora da iniciativa, Rejane dos Santos.

A enfermeira e referência técnica do Caps II, Angelina Rosa Gonçalves, também destaca a importância da ação: “A reinserção social é a chave para a recuperação plena. Quando os usuários se sentem acolhidos e capazes de ocupar espaços públicos e culturais, estamos promovendo saúde mental com respeito, dignidade e esperança.”

Sobre o Caps II de Cachoeiro de Itapemirim

O Caps II está localizado no bairro Marbrasa e é um equipamento estadual de referência em saúde mental para 26 municípios da Região Sul do Espírito Santo. Atua com atendimento aberto, oferecendo suporte a pessoas com transtornos mentais graves, em articulação com a rede pública de saúde, promovendo cuidado, prevenção e reabilitação psicossocial.

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br 

Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Sul de Saúde
Greice Kelly Ferreira
greicesantos@saude.es.gov.br