Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS)

O QUE É O PROGRAMA?

O Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) tem como objetivo promover a cooperação entre o Estado e os municípios, por meio do recrutamento, formação, remuneração e supervisão de profissionais para atuação na Atenção Primária. 

Atualmente o programa conta com 946 profissionais em formação, presentes em 86% dos municípios capixabas, dando assistência para cerca de dois milhões de habitantes. (Dados de Julho/2021)

Os grandes diferenciais do programa são a utilização de metodologias inovadoras de ensino, estimular iniciativas de pesquisas aplicadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e diminuir a carência de profissionais em regiões de dificuldade de fixação, aumentando a oferta de profissionais de saúde no maior número de municípios.


COMO FUNCIONA?

É aberta uma chamada para os municípios realizarem o credenciamento ao programa e definirem em conjunto o quantitativo de vagas por categoria profissional. Atualmente o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) atua com profissionais de Medicina, Enfermagem e Odontologia.

Após o credenciamento dos municípios é aberto um edital para a seleção desses profissionais para atuarem como bolsistas nos seguintes cursos: 

  • Medicina: Práticas Clínicas em Medicina de Família e Comunidade
  • Enfermagem: Enfermagem na Saúde de Família e Comunidade
  • Odontologia: Odontologia na Saúde de Família e Comunidade

Os profissionais selecionados têm a atuação focada na atenção primária à saúde, fortalecendo a prestação de serviços em conjunto com a formação, sendo 80% da carga horária em atividades práticas e 20% em atividades teóricas, como treinamentos, seminários e desenvolvimento de pesquisas aplicadas ao SUS. 

Além de fortalecer o serviço nas unidades de saúde a partir da formação, o programa também aumenta o número de profissionais fixos em regiões que carecem desses serviços, diminuindo a desigualdade regional.




RESULTADOS

  • Atuação de 946 profissionais médicos, enfermeiros e odontologistas em formação no serviço (Julho/2021)
  • Presente em 67 municípios, (86% municípios capixabas) atingindo, aproximadamente, dois milhões de habitantes (Julho/2021)
  • Atuação de 397 equipes de saúde e 155 equipes de Saúde Bucal; (Julho/2021)
  • Presença de profissionais em locais com difícil fixação;
  • Qualificação da assistência prestada à população e aumento da capacidade técnica dos profissionais;
  • Fortalecimento da atuação nas ações estratégias de enfrentamento à Covid-19 nos municípios