Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão
Desenvolve projetos que produzam novos conhecimentos, o aperfeiçoamento do ciclo de informação epidemiológica, a desconcentração de estratégias de mineração e qualificação de dados para a tomada de decisão baseada em evidências.
• Estruturação e Implantação
Tem por objetivo criar e estruturar uma metodologia de inteligência para análise de dados epidemiológicos, situação de saúde e estruturação documental, visando procedimentos operacionais padrões e qualificação de equipe técnica com estímulo à publicidade e pesquisa. O projeto contribuirá com gerenciamento de projetos (Kanban) e com o processo de descentralização de processamento de dados sobre mortalidade, com capacitação de codificadores de causa básica de óbito aos municípios que possuam mais de 150 óbitos/ano.
• Estudo da Prevalência da Esquistossomose no Estado do Espírito Santo
Busca conhecer a prevalência da esquistossomose em cada município do Espírito Santo e identificar as localidades de alta ocorrência. Estas informações permitirão o planejamento de ações e otimização de recursos para o combate à transmissão da doença. Os serviços de epidemiologia estadual e municipal e a Atenção Primária à Saúde (APS) deverão ser os principais impactados por estas informações.
• Capacitação em Análise de Dados para a Qualificação em Gestão da Saúde
Objetiva prover ferramentas inovadoras de gestão em saúde com foco na comunicação, por meio de formação de profissionais de saúde do Espírito Santo para a aplicação de pesquisa de dados e estatística com linguagem “R”. Dentre os resultados esperados está o fomento de projetos de análise de situação de saúde em diferentes áreas, com profissionais capacitados para aperfeiçoar a tomada de decisão sustentada em evidências, baseando-se na transformação dos dados em informação.