Apoio Institucional

O projeto de Apoio Institucional está inserido no âmbito do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS). Sustentado por meio da estratégia de gestão compartilhada, atua prioritariamente na qualificação dos processos de trabalho junto aos gestores municipais e trabalhadores, desenvolvendo mutuamente melhorias que perpassam por toda Rede de Atenção à Saúde. 

O Apoio Institucional se configura como uma estratégia de gestão compartilhada com o objetivo de apoiar e qualificar os processos de trabalho em parcerias com gestores e trabalhadores dos municípios, estimulando melhorias na organização dos serviços e promoção da integração das Redes de Atenção e Vigilância em Saúde (RAVS).

COMO INOVAMOS:

Atuando estrategicamente em todas as Regiões de Saúde e no Núcleo Especial da Atenção Primária (Neapri), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Apoio Institucional conta com profissionais atuantes na função de apoiador institucional, supervisor regional e articulador central. 

O apoiador desempenha suas funções diretamente no território em parceria com as coordenações municipais de Atenção Primária à Saúde (APS), propondo e construindo, de forma conjunta, uma gestão inovadora por meio dos dispositivos e estratégias de organização dos serviços locais, integrados com a Rede de Atenção e Vigilância em Saúde. 

Já o supervisor direciona, monitora e articula as ações a serem executadas no âmbito da macrorregião de saúde junto à Superintendência Regional e suas áreas técnicas. 

O articulador atua junto ao Neapri perpassando todas as áreas técnicas e fortalecendo as ações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). 

O Apoio Institucional inova como um disparador de mudanças e indutor de processos, transpondo o modelo tradicional de fazer gestão em saúde. Para isso, os profissionais são munidos das seguintes estratégias:

  • Apoio à gestão municipal na qualificação das análises dos indicadores e informação à saúde;
  • Ativação de espaços coletivos de diálogo;
  • Ampliação da capacidade de reflexão crítica com vistas às melhorias das práticas cotidianas;
  • Indução de mudança do processo de trabalho das equipes a partir da Educação Permanente.

RESULTADOS:

Desde o início das atividades em março de 2022, o Apoio Institucional realizou:

+  890 visitas institucionais aos municípios

+  360 atividades coletivas realizadas no território capixaba

1.140 ações de planejamento e articulação, principalmente nos eixos que envolvem o Programa Previne Brasil, Sistemas de Informação em Saúde, Vigilância em Saúde, Redes de Atenção à Saúde e projetos do ICEPi, visando  fortalecer a APS no Espírito Santo.

MANUAIS, PROTOCOLOS E REGIMENTOS