Governo do Estado apresenta resultados significativos nas áreas de pesquisa, ensino e inovação em saúde

29/12/2023 11h20 - Atualizado em 25/04/2024 15h26

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), referência nos processos de inovação que aperfeiçoam as práticas aplicadas à área de saúde no Estado, encerrou o ano de 2023 com ótimos resultados. O Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ) – que apoia os hospitais a fim de garantir aos pacientes acesso ágil e qualificado aos leitos, processos de desospitalização com altas seguras e, também, consultas especializadas, exames complementares e procedimentos ambulatoriais – registrou uma queda de 55,5% na taxa média de rejeição nos hospitais em 2023 (de 18% em janeiro para 8% em outubro).

Já o tempo de espera para ser atendido teve uma redução média de 83%, com taxa de resposta de até, no máximo, duas horas. Houve, ainda, diminuição do cancelamento de cirurgias e maior monitoramento e redução significativa do número de pacientes moradores (internados há mais de 90 dias).

Para garantir esse desempenho e uma melhora considerável no atendimento dos usuários dos serviços de saúde, o ICEPi segue investindo na formação e aperfeiçoamento de profissionais. Este ano, o Projeto de Desenvolvimento de Práticas Gerenciais Aplicadas à Educação em Saúde (PGAES) ofertou 3.798 vagas entre cursos de pós-graduação e aperfeiçoamento na área de saúde e conta, atualmente, com 15 grupos de pesquisa e mais de uma centena de projetos.

Além disso, houve aumento do número de vagas e de novos cursos ofertados pelo programa Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) e, também, maior adesão dos municípios aos projetos abarcados pelo Qualifica-APS, como o Provimento Multiprofissional e o Consultório na Rua.

De acordo com o diretor-geral do ICEPi, Fabiano Ribeiro, o instituto teve um ano de crescimento e relevantes conquistas, destacado pela ampliação de seus projetos, o que trouxe resultados satisfatórios não só para o ICEPi, mas para quem se beneficia de sua atuação. “Terminamos o ano com melhora nos serviços de saúde, com um aumento significativo na formação de profissionais, a aprovação de novos programas de residência e a capacitação de conselheiros de saúde, além do aumento de participantes nos cursos de educação popular em saúde”, destacou Ribeiro.

Perspectivas futuras


Para os próximos anos, serão ofertados mais cinco programas de residência em saúde, aprovados recentemente pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) do Ministério da Educação (MEC), além dos 11 já vigentes. Os novos programas contemplam residências em Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência, Atenção em Terapia Intensiva, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Enfermagem Obstétrica.

Fabiano Ribeiro evidenciou a importância dos programas de residência para os municípios, principalmente os do interior, e enxerga a aprovação dos novos programas como uma vitória para o ICEPi e para o Sistema Único de Saúde (SUS) como um todo. “É mais do que um reconhecimento por todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo instituto. A interiorização, não só da formação, mas o efeito que a atenção em saúde das residências, sobretudo a multiprofissional, causa nesses municípios, muitas vezes carentes de profissionais, é altamente expressivo”, explicou.

Atualmente, atuam no ICEPi 262 residentes em várias especialidades, como médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, entre outras, que se dividem em 132 postos de atuação, entre eles, Unidades Básicas de Saúde e hospitais públicos da rede estadual. Além disso, o instituto desempenha ações voltadas à Atenção Primária de Saúde nos 69 dos 78 municípios capixabas, por meio do provimento de 1.259 profissionais. Todos esses profissionais passam por especializações e cursos de aperfeiçoamento, além de serem acompanhados por tutores de acordo com suas especialidades.

O ICEPi apresenta mais de 70 projetos ativos que vão desde pesquisas relacionadas à área de saúde, passando pelo desenvolvimento de jogos e aplicativos até cursos de educação popular em saúde visando estimular a participação social nos territórios.

Entre as práticas de inovação, destacam-se a página “Vacina e Confia” e o aplicativo “Gota de Vida”. Enquanto o “Vacina e Confia” disponibiliza todas as informações, agendamento e locais disponíveis para vacinação contra a covid-19, Influenza e vacinas de rotina; o App facilita a jornada do doador de sangue, permitindo também o agendamento on-line das doações e notificando os usuários sobre as datas das próximas doações, entre outras funcionalidades.   

Para o próximo ano, pretende-se ampliar o número de vagas para as especializações em Consultório na Rua, Interprofissionalidade e Estratégias da Saúde da Família. Ainda estão previstas para 2024, a implementação do Plano Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (PEGTES), novas aplicações do Gota de Vida e a elaboração da trilha e formação em Inovação para o SUS Capixaba.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br 

 

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Caroline Pignaton / Mayra Scarpi / Amanda Drumond

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br