Novas Tecnologias para a Vigilância em Saúde


A área temática de “Novas Tecnologias para a Vigilância em Saúde” tem como objetivo apoiar projetos e iniciativas coordenadas no âmbito da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS) que possibilitem a superação de desafios de ordens técnicas, organizativas e/ou epistemológicas da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (RAVS) no Espírito Santo.

O propósito é o incremento de produtos, serviços e processos e a difusão da inovação científica e tecnológica da Vigilância em Saúde.

Implantação de um Programa de Monitoramento de Resíduos de Pesticidas no Espírito Santo 

O objetivo é implantar um programa de monitoramento dos resíduos de agrotóxicos em alimentos vegetais produzidos e comercializados no Estado, visando à oferta de alimentos seguros à população. Além das análises dos produtos, serão contempladas ações para fortalecer a rastreabilidade dos vegetais frescos ao longo de toda a cadeia produtiva. O programa permitirá o enfrentamento do uso irregular de agrotóxicos, com incentivo às Boas Práticas Agrícolas.


Implementação da Avaliação do Risco Potencial nos Serviços de Saúde que possuam Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto no Estado do Espírito Santo 

O projeto tem como objetivo qualificar as ações na Vigilância Sanitária Estadual (Visa-ES), por meio da implantação do sistema estadual para avaliação de risco sanitário potencial dos serviços de saúde e de interesse à saúde no Espírito Santo. Espera-se como resultado reduzir as infecções relacionadas à assistência à saúde nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto, em serviços públicos e privados.


Formação de equipe para atuar nas Respostas Rápidas às Emergências em Saúde Pública no Estado do Espírito Santo 

O projeto tem como objetivo ampliar a capacidade de respostas rápidas às Emergências em Saúde Pública (ESP) no Espírito Santo, por meio da implantação de equipes de epidemiologia de campo atuantes nas Superintendências Regionais de Saúde (SRS). Espera-se o fortalecimento dos mecanismos de detecção, monitoramento e resposta às ESP nas Regiões de Saúde, o estabelecimento de salas de inteligência epidemiológica e social e a investigação de surtos em tempo oportuno nos municípios capixabas.


• Reestruturação da Rede Estadual de Atenção à Saúde do Trabalhador no Espírito Santo 

O objetivo do projeto é avaliar as potencialidades e desafios para propor a reestruturação das ações da Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador no Espírito Santo.

O projeto tem como principais produtos:

● Diagnóstico situacional;
● Proposta de reestruturação das ações em saúde do trabalhador;
● Minuta da Política Estadual de Saúde do Trabalhador;
● Avaliação da implementação das ações de reestruturação.       

O público-alvo é toda a população trabalhadora, as Vigilâncias em Saúde do Trabalhador (Visat) e os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) existentes no Espírito Santo.


Implantação do Monitoramento da Qualidade Sanitária dos Alimentos Produzidos no Espírito Santo

O projeto visa implantar o monitoramento da qualidade sanitária dos alimentos produzidos no Espírito Santo, por meio da coleta de amostras de alimentos para análise laboratorial, nas Vigilâncias Sanitárias municipais e estadual. Como resultado, espera-se fortalecer as ações de pós-mercado, visando a oferta de alimentos seguros e a proteção à saúde da população. O projeto abrange todo o Estado, tendo como público-alvo o cidadão, as vigilâncias e o setor regulador.


Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) na Vigilânia Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo 

O projeto tem como objetivo implantar, na Vigilância Sanitária Estadual (Visa-ES), pelo menos 60% dos requisitos do modelo de Sistema de Gestão da Qualidade do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. Como resultado, espera-se contribuir para o fortalecimento da Visa-ES no Sistema Único de Saúde (SUS) e a disponibilização de produtos e serviços com maior segurança e qualidade.


 Transformação Digital dos Processos e Serviços da Vigilância Sanitária Estadual

O projeto visa digitalizar todos os processos de trabalho prioritários da Vigilância Sanitária Estadual (Visa-ES), tornando os serviços mais ágeis, transparentes e disponíveis à sociedade, ao setor produtivo, aos serviços de saúde, aos servidores e às vigilâncias sanitárias municipais. A análise dos dados produzidos servirão de base para a construção de indicadores, potencializando as ações de Vigilância em Saúde no âmbito do Estado.


Sistematização e Gerenciamento das Medidas Administrativas Adotadas pela Vigilância Sanitária Frente às Infrações Sanitárias Identificadas 

O projeto tem como objetivo tornar o Processo Administrativo Sanitário (PAS) uma ferramenta eficaz no cumprimento das normas sanitárias. Para tal, pretende-se modernizar a Lei nº 6.066/1999 e o Manual do PAS do Espírito Santo, bem como capacitar as equipes das Vigilâncias Sanitárias municipais e estadual.


Estruturação da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde às Pessoas em Situação de Violência 

O projeto propõe a estruturação e organização da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde voltada às pessoas em situação de violência no Espírito Santo. Espera-se a criação de serviços especializados em âmbito municipal, bem como fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde por meio de formação profissional, para garantir o cuidado integral às pessoas em situação de violência, sobretudo os mais vulneráveis. O público-alvo são profissionais e gestores de saúde das esferas municipal e estadual.


Regionalização do Sistema de Vigilância em Saúde das Intoxicações Exógenas no Espírito Santo 

Tem como objetivo regionalizar o Sistema de Vigilância das Intoxicações Exógenas no Espírito Santo, por meio do desenvolvimento institucional das Regionais de Saúde e do fortalecimento de ações de educação, prevenção, atenção e reabilitação em saúde nos municípios capixabas, considerando o conjunto de agravos vinculados as intoxicações exógenas, que envolvem: acidentes, autoagressão/tentativa de suicídio e exposição ocupacional/laboral e/ou ambiental, envolvendo técnicos e gestores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).


 Observatório de Tuberculose no Espírito Santo 

O intuito é realizar pesquisa, formação e desenvolver tecnologias de suporte para ações ao enfrentamento da Tuberculose no Espírito Santo. O público-alvo é formado por profissionais da gestão e dos serviços de saúde e assistência social, pesquisadores e usuários. Dentre os resultados esperados estão profissionais capacitados em relação à doença, o incremento de tecnologia para o acompanhamento de pacientes e a melhora do acesso, diagnóstico e tratamento da Tuberculose no Sistema Único de Saúde (SUS).