Profissionais do Qualifica-APS promovem treinamento para agentes comunitários sobre Saúde Bucal

29/12/2023 10h39

A atenção à saúde e os cuidados bucais com ênfase na Atenção Primária foi o tema do treinamento para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), realizado em dezembro, no município de Vila Velha. Organizado pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) e pela Coordenação da Saúde Bucal da Prefeitura de Vila Velha, o treinamento teve como objetivo qualificar o conhecimento sobre a saúde bucal.

Durante o encontro, foram abordados temas, como higiene de próteses bucais, observação discreta de lesões labiais/intraorais que não desaparecem em 15 dias, cáries e sangramento gengival, higiene com escova, creme dental e fio, amamentação e a “linguinha presa”, entre outros temas.

A cirurgiã-dentista Elisa Prezotto Giordani, docente-assistencial do Provimento pelo Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) e que ministrou a capacitação, explicou que o treinamento trouxe a experiência de organizar uma atividade educativa em uma situação diferente. A capacitação contou com a participação de profissionais em formação.

“Promover momentos educativos vai muito além e deve ser pensado de forma a também contemplar outros públicos. Dessa forma, os alunos foram desafiados a produzir um material que pudesse ser utilizado num momento educacional com profissionais de suas equipes e escolheram fazer isso com os agentes comunitários de saúde”, destacou Elisa Prezotto Giordani.

De acordo com a profissional, essa decisão se deu pelo fato de a equipe de saúde da família ser ligada diretamente à comunidade assistida e ter um papel importante para a disseminação de informações em saúde. “Assim surgiu a ideia e a coordenação de saúde bucal de Vila Velha, que, entendendo a sua importância, deu todo o apoio necessário para transformar essa atividade didática num evento de sucesso”, completou.

Para Elisa, é imprescindível tratar de saúde bucal por meio do olhar e da vivência diária dos ACS. “Pois esses são os profissionais que conhecem as famílias, seus problemas e necessidades. Por meio da confiança que a comunidade deposita neles, é possível levar informações verdadeiras e sérias sobre saúde e, dessa forma, poder significar, literalmente, a diferença entre qualidade de vida e a falta dela”, acrescentou a cirurgiã-dentista.

A coordenadora do Provimento, Thais Maranhão, ressalta que a articulação entre a docente-assistencial e o município é fundamental para a qualificação e a ampliação do escopo das práticas dos profissionais.

“Nossos docentes escutam as demandas locais e buscam realizar ações em parcerias que contribuem tanto para os profissionais em formação quanto para os demais profissionais das equipes, com ganhos para a saúde da população. O Qualifica-APS é um programa de formação em serviço e, por isso, escuta a necessidade do mundo do trabalho e promove ações formativas”, destaca a coordenadora.

Orientação e prevenção

Rosilene Valeriano Silva, de 43 anos, moradora do bairro Normília da Cunha, em Vila Velha, participou do treinamento e contou que começou a atuar no local como agente comunitária de saúde aos 22 anos. Ela destacou que, atualmente, atende a 145 famílias dentro da comunidade. “Faço o trabalho de orientação e prevenção relacionado à saúde. Elaboro um cronograma anual conforme a situação da família e divido as visitas em mensais, quinzenais e diárias. Dessas, pelo menos 120 famílias são bem antigas e as outras mais recentes”, disse.

A agente comunitária Rosilene Silva acrescentou que sempre gostou de cuidar do próximo. “Não se trata somente de orientação e prevenção à saúde, mas de escuta também. Eu conheço um pouquinho da vida de cada uma das famílias e isso faz a diferença. Amo o que faço. Profissão é amor. E esses treinamentos são muito importantes, pois dão os direcionamentos para um trabalho tão importante”, falou.

Elton Johnny Santana, 47 anos, também é agente comunitário de saúde no bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha. “Eu atuava na segurança privada, mas não estava satisfeito e resolvi tentar o concurso. Quando fui chamado, nem tinha ideia do que era realmente essa profissão”, lembrou.

Após passar pelo curso de capacitação, Santana disse que se encontrou na profissão. “Comecei a entender o objetivo do que é ser de fato um agente comunitário, durante a minha capacitação que foi ministrada por duas profissionais excelentes da Unidade Básica de Saúde da minha comunidade. Imagine uma pessoa da área de segurança privada passar a compreender sobre a importância do cuidar, do acolhimento, da orientação, da prevenção e do tratamento, enfim, da saúde de forma geral, e poder transmitir todo esse conhecimento para essas famílias? É gratificante”, comentou.

Atualmente, são 70 famílias que recebem a visita do agente Elton Santana, pelo menos uma vez por mês. Quando o caso é mais complexo, segundo ele, as idas às casas são mais frequentes.

A saúde começa pela boca. Fique ligado:

• Usar fio dental antes da escovação é um excelente aliado, além de escovar os dentes, pelo menos, três vezes ao dia;
  • As escovas dentais devem ser individuais, macias e trocadas a cada três meses ou quando estiverem deformadas;
  • Pastas sempre com flúor para toda a família: quanto menos a idade, menor a quantidade;
  • Lembre-se: cárie é transmissível e começa com uma mancha branca (mas nem toda mancha branca é cárie);
  • As visitas ao dentista devem ser periódicas, a cada seis meses;
  • Machucados e feridas na boca com mais de 15 dias que não saram devem ser observados com atenção.

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Luciana Almeida

asscom@saude.es.gov.br