Aula inaugural marca início dos Cursos de Especialização para profissionais do Qualifica-APS

08/03/2022 17h50 - Atualizado em 10/03/2022 10h00

Em mais uma estratégia de qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS), o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi) iniciou os Cursos de Especialização Lato Sensu para os profissionais que fazem parte do Componente de Provimento e Fixação, do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS). A aula inaugural integrada aconteceu na última quinta-feira (03) e contou com a participação do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

O secretário destacou como diferencial da atuação na Atenção Primária a construção do vínculo com a comunidade. “A nossa aposta é um Sistema Único de Saúde (SUS) forte, por meio de uma APS forte. Hoje é um dia de passagem, de amadurecimento do ICEPi, pois a materialização da especialização é garantir a plena qualidade do programa de formação”, ressaltou.

O evento também teve a participação do diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro; do gerente de Ensino, Luiz Claudio Oliveira; da coordenadora do Qualifica-APS, Liu Leal; e da coordenadora do Provimento, Thaís Maranhão.

Já o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, apresentou um panorama da criação do Qualifica-APS. “Iniciamos o programa com pouco mais de cem profissionais e hoje são mais de mil. A perspectiva desde o início era que a formação fosse uma especialização, uma oportunidade de se qualificar no serviço para atuar no SUS”, disse.

Também na solenidade, o gerente de Ensino, Luiz Claudio Oliveira, enfatizou a importância do ensino em serviço. “É um diferencial do Instituto buscar melhorar no caminho da educação permanente, que vai transformar a realidade da população capixaba”, completou.

O evento

O tema da primeira aula do curso foi “A necessidade e o desafio de reinventar o cuidado em saúde no momento atual: a pandemia e a terceira década do século XXI”, ministrada pelo médico sanitarista, pesquisador, educador, e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Hêider Aurélio Pinto. Assista à aula aqui: https://bit.ly/aula-provimento

“A inteligência coletiva é mais potente. Problemas parecidos podem receber os mais variados tratamentos. Isso enriquece a caixa de ferramentas. Nós discutimos os problemas de pessoas reais e trazemos as dificuldades delas para a cena”, frisou Aurélio Pinto.

Durante a aula, a coordenadora do Qualifica-APS, Liu Leal, destacou o momento vivenciado pelos profissionais. “Foi um sonho quando começamos a discutir a especialização. Essa é uma oportunidade de ouro para os profissionais”, comentou.

A coordenadora do Provimento, Thaís Maranhão, apresentou resultados do programa, que conta com 1.089 profissionais em formação, em 69 dos 78 municípios capixabas, compondo 58% das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Espírito Santo.

“Qualificar a Atenção Primária não é apenas possível, mas necessária. Os profissionais do Provimento têm contribuído para o crescimento da oferta de serviços e de equipes, para a reorganização das práticas, a produção de conhecimento e no exemplo de enfrentamento à pandemia da Covid-19”, pontuou Thaís Maranhão.

Os cursos

As especializações são em Medicina de Família e Comunidade; em Enfermagem, com Ênfase na Estratégia de Saúde da Família e Comunidade; e em Odontologia, com Ênfase na Estratégia de Saúde da Família e Comunidade.

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi