Centro de Negociação Preventiva em Saúde e dissertação sobre o ICEPi são finalistas em prêmio nacional
O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) é destaque mais uma vez no 6° Prêmio Conexão Inova com um projeto e uma dissertação de mestrado como finalistas. O anúncio dos ganhadores ocorre na 4ª edição do Convergência, um dos maiores prêmios de inovação no setor público do Brasil, em março, em Goiânia.
O Centro de Negociação Preventiva em Saúde (CNPS) é finalista na categoria “Serviços Públicos: ações em andamento” e a participação na votação popular pode ser feita ao curtir a publicação pelo link: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7416757689084624896
O Laboratório de Inovação em Direito à Saúde (Lab SUS+Justiça), desenvolvido pelo instituto, foi responsável pela pesquisa e pelo projeto estrutural que subsidiou a implantação do CNPS. O centro integra a política de consensualidade da Procuradoria Geral do Estado do Espírito Santo (PGE-ES) e seu objetivo principal é prevenir e resolver conflitos relacionados à prestação de serviços públicos.
E na categoria “Monografias, Dissertações e Teses”, a dissertação de mestrado intitulada “A Prospecção Tecnológica no âmbito do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde - ICEPI” também é finalista. O trabalho foi produzido pela supervisora do Pesquisa+ Lorhana Ferreira Silva. Para votar, basta curtir a publicação disponível no link: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7416756334798295041/
Para o diretor-geral do instituto, Erico Sangiorgio, a atuação do ICEPi é referência na transformação do Sistema Único de Saúde (SUS), o que reflete no reconhecimento em premiações. “Nosso principal objetivo é fortalecer o acesso da população à saúde e contribuir para os avanços que cada território capixaba precisa. Nossos projetos inovadores e a produção científica demonstram o nosso compromisso com um SUS cada vez melhor e com o compartilhamento de boas práticas”, disse.
O Conexão Inovação Pública é uma rede de inovação no setor público formada por pessoas de todo o Brasil. O propósito é fomentar a inovação, reconhecer boas práticas e proporcionar a troca de experiências. Em 2025, o ICEPi conquistou o primeiro lugar na categoria “Inteligência Artificial e/ou outras Tecnologias Disruptivas” com o software de triagem de lesões de pele PadTech e o segundo lugar na categoria “Políticas Públicas” com o Gota da Vida.
Já o CNPS conquistou o 3º lugar na categoria “Poder Público” do Prêmio Justiça e Saúde 2025, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Wing Costa / Mayra Scarpi / Cecília Ribeiro
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br